Política

Restos a notar

Publicado em 26/10/2012, às 07h13   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O Bocão News lançou esta semana a coluna Restos a notar. Em resumo, o jornalista Luiz Fernando Lima traduz que praticamente em toda entrevista feita por um jornalista que resulta em uma nota, matéria, reportagem ou em uma publicação de ping pong “sobram” declarações, comentários, análises e o rescaldo que não são utilizados ali. Muitas destas são interessantes, mas ficam de fora por uma razão ou outra. Este é o conceito desta coluna. A ideia é que em conversa de repórter seja com fonte ou entre colegas, tudo que não é off pode ser usado e tudo que é usado potencialmente interessa a alguém.
25/10
Boca de urna
A pergunta não é nova: boca de urna ganha eleição? Alguns exemplos demonstram que esta pode ser uma forma eficiente de desequilibrar a balança, mesmo não sendo legal (mas isso tem sido um mero detalhe – infelizmente). Fato é que demonstra força e marca presença. À redação do Bocão News uma fonte revelou que o comitê do candidato Nelson Pelegrino (PT) pretende colocar 100 mil pessoas nas ruas, distribuídas em colégios eleitorais estratégicos para o petista, no próximo dia 28.
Importada
A mesma fonte traz a notícia que o esquema profissional de Boca de Urna não contará com a participação de soteropolitanos. De Aracaju, capital sergipana, cerca de quatro mil pessoas devem chegar para dar uma “mãozinha”. O vice-governador do estado Jackson Barreto (PCdoB) estaria no “comando” da articulação de lá.
Para bom entendedor
Em entrevista ao Bocão News, João Henrique não revelou em quem vai votar, mas deixou claro em quem não vai. Nelson Pelegrino e PT são os maiores adversários do atual gestor da capital baiana. Não se vota em adversário. A relação, neste caso, é direta.
Suspense
O mistério sobre o que aconteceu na fatídica reunião que terminou com o pedido de demissão do secretário da Fazenda Ruy Macedo e da sub Lisiane permanece. Um dia, quem sabe, as cortinas sejam abertas e as verdades sejam ditas. Enquanto isto não acontece, o próximo ato não se sabe que dia será. Fato é: a briga foi feia e iniciada por algo da administração e adentrou para questões pessoais.
Conquista
O governador reúne força tarefa em convocação para deputados estaduais comparecerem a Vitória da Conquista para uma ajudinha na campanha de Guilherme Menezes (PT). As internas, antes dando uma frente confortável, indicaram crescimento de Herzem Gusmão (PMDB). A luz amarela ascendeu. Perder Feira, Conquista e Salvador seria trágico para os planos petistas de 2014.
O Neto do Povão
Os bons desempenhos nos debates e os ventos, em tese, a favor contagiaram o jovem “engomado” candidato ACM Neto (DEM). Nos últimos atos da campanha, o postulante tem surpreendido com ações informais. Dançou o pagode de Márcio Victor com a galera, desalinhou, bagunçou o cabelo, e depois foi visto se aprumando no momento oportuno.
Sacramentada
O desempenho da vice-candidata de Neto, Célia Sacramento (PV) no confronto com a experimentada Olivia Santana (PCdoB) durante o debate da TV Aratu surpreendeu muita gente. Ao sair do estúdio foi aplaudida pelos principais lideres dos partidos aliados. Imbassahy, Aleluia, Jutahy Magalhães, Lúcio Vieira Lima, Leur Lomanto, além de outras figuras. Questionado Neto saiu com essa: Ah! Foi show de bola! Vou lhes dizer uma coisa: saiu-se melhor que o candidato.
24/10
Lúcio, Neto e o PMDB
Ao chegar ao último debate à prefeitura de Salvador acompanhando o candidato ACM Neto, o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima garantiu que não há intranquilidade alguma entre os dirigentes baianos e a Executiva nacional da legenda. No entanto, ao ser questionado sobre a participação de Michel Temer no horário eleitoral do postulante do DEM, o deputado federal tergiversou. De acordo com ele, o presidente licenciado do partido está focado no segundo turno em São Paulo, onde o apoio dos peemedebistas é para o petista Fernando Haddad, que disputa com José Serra, (PSDB). “Temer está dando atenção a São Paulo. Nós da Bahia estamos dando atenção à Bahia”.
Pelegrino, Temer, Neto e Lúcio
O candidato petista, Nelson Pelegrino, ao sair do estúdio da Record Bahia, desafiou novamente o adversário a transmitir declaração do vice-presidente da República, Temer, ou de qualquer ministro do PMDB no horário eleitoral pedindo voto para a oposição. Se for fazer, tem a até a sexta para veicular.
O irritadiço Pelegrino
Conta Lúcio que estas declarações de Pelegrino integram o rol de tentativas petistas de desestabilizar a relação recém estabelecida entre PMDB e DEM. “Ele tentou tanto o nosso apoio e depois que anunciamos, fica tentando criar factóides”. Afirma o presidente que não viu nenhuma declaração contrária à “parceria” com Neto de nenhum membro do diretório nacional da sigla.
Frasista
Conhecido pelas suas tiradas escritas no Twitter e faladas nas conversas com a imprensa, Lúcio não deixa de ironizar nem a si próprio. Questionado sobre a costura com o DEM para 2014 saiu com essa: 2014 é 2014. Eu nem sem sei se vou estar vivo até lá. Com essa gordura toda pode ser que tenha enfartado até lá.
TCE
Geddel não foi ao debate na segunda-feira (22). Não pode, portanto, esclarecer o que twittou durante o dia. @geddel_ Vc pode acreditar que JW (Jaques Wagner) ta pensando indicar o Dep. Gildásio Penedo, seu algoz, p uma vaga no Tribunal de Contas? Acredite é vero. (sic). A conferir
Gildásio
O parlamentar em questão liderou a bancada de oposição ao governador Jaques Wagner num passado recente, mas desde que migrou para o PSD passou a defender o projeto comandado pelo petista e que tem como vice, Otto Alencar. Presidente estadual do novo partido de Penedo, com quem o deputado tem uma relação familiar.
Presidência
Neste sentido, o que se ouve é que após o bom resultado do PSD nas urnas em 2012, algo que suscitava algumas dúvidas diante das indefinições legais, Gildásio pavimentou o caminho, não para o Tribunal de Contas, pelo que dizem e ele não nega, a presidência da Assembleia está na mira. Com bom trânsito entre os parlamentares de oposição e sendo o conhecedor reconhecido do regimento e trâmites da Casa, Penedo pode ter uma vantagem sobre Rosemberg Pinto (PT), que desde o início da Legislatura dá mostras de que pode assumir. O difícil é fazer Marcelo Nilo levantar da cadeira. Por enquanto, as costuras ainda estão nos gabinetes, de onde devem sair assim que a última urna de Salvador e Vitória Conquista for aberta. A eleição para a presidência do Legislativo acontece em fevereiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp