Política

Lula deixa governo com aprovação popular de 83%

Publicado em 19/12/2010, às 12h37   Redação Bocão News



De acordo com dados de pesquisa realizada pela Datafolha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 65, deixará o cargo como um dos mais bem avaliados ocupante daquela cadeira entre todos os eleitos pelo voto direto pós-ditadura. Lula obteve 83% de aprovação popular.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 19 de novembro, em todo o país, ouvindo um universo de 11.281 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O resulta do da consulta revela que para 13% dos brasileiros, Lula faz um governo regular. Apenas 4% classificam a administração federal do PT como ruim ou péssima. A magnitude da aprovação de Lula torna-se mais impactante se comparada com as dos antecessores.

Fernando Collor deixou o cargo em 1992, após um processo de impeachment, com meros 9% de aprovação.

Fernando Henrique Cardoso governou o Brasil por oito anos. Debelou a inflação, criou o real e estabilizou a economia. Ainda assim, deixou o Planalto com 26% de aprovação, ou seja, 57 pontos percentuais abaixo de Lula.

Uma curiosidade: o presidente classificado em segundo lugar como o mais popular ao sair do cargo depois do retorno das eleições diretas foi Itamar Franco. Só que ele não foi eleito. Herdou a cadeira de Collor, em 1992, pois era o vice. Ao passar o cargo a FHC, em 1995, Itamar era aprovado por 41%.

O Datafolha também quis saber se as pessoas acham que o Brasil está melhor, igual ou pior depois de oito anos sob Lula. O resultado é quase idêntico à popularidade do petista: 84% acham que o país está melhor. (Com informações da Folha)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp