Política

Ele não sai

Publicado em 17/11/2012, às 09h37   Caroline Gois (twitter: @goiscarol)



O vereador eleito Claúdio Tinoco (DEM), que teve 6.677 votos, parece que realmente irá assumir o posto, contrariando as especulações em torno da possibilidade de voltar a assumir a Saltur, uma pasta já velha conhecida do administrador político.

Isso porque, fontes ligadas ao prefeito eleito ACM Neto (DEM) confirmam que Tinoco irá liderar o bloco da situação na Câmara. Já sobre o destino da Saltur, as mesmas fontes adiantam que Jonga - atual presidente, irá deixar o cargo logo após o carnaval.

Parece mesmo que a definição da Empresa Salvador Turismo irá seguir o que já fora anteriormente anunciado pelo gestor eleito. Em agosto, durante evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – capítulo Bahia (ABIH-BA), Neto falou que não pretende sair criando secretarias para inchar a maquina e ser cabide de emprego: “Não estou prometendo secretarias. Tô fora”. E foi além: “Pretendemos extinguir a Saltur. Para se ter uma ideia, a Saltur começava um carnaval pagando dívidas do anterior. E a culpa não era de Tinoco, pois o órgão tinha deficiências. No lugar da Saltur vamos criar um órgão para cuidar da agenda de eventos em Salvador e outro para cuidar diretamente do turismo em Salvador”, disse ao Bocão News.

A transição

O coordenador da transição, o ex-governador Paulo Souto anunciou no dia 6, o restante da equipe que vai, entre outras tarefas, desenhar o novo modelo administrativo que será implantado na gestão do prefeito eleito ACM Neto.

Fazem parte do grupo a vice-prefeita eleita Célia Sacramento (PV), o auditor da Secretaria da Fazenda do estado Celso Tavares, o auditor do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) Cleber Nogueira de Moraes, a procuradora do município Luciana Rodrigues Vieira Lopes, o assessor técnico da oposição Eduardo Merlin, o especialista em políticas públicas Paulo Sérgio Gonzáles e a enfermeira da Funasa Marta Rejane Montinegro Batista.

ACM Neto também contratou a empresa de consultoria paulista Mackenzie, conhecida nacionalmente, para ajudar a equipe de transição a formatar o novo modelo de gestão que o prefeito eleito vai implantar em Salvador a partir de janeiro, incluindo a reforma administrativa. A mesma empresa de consultoria, também sob a coordenação de Paulo Souto, ajudou na elaboração do plano de governo de Neto apresentado no início da campanha.



A Equipe de Transição municipal se reúne nesta segunda-feira (19), a partir das 9h, na Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutura (Setin), escritório oficial da transição, para conhecer o funcionamento de algumas pastas como as Secretarias de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag); Fazenda (Sefaz); Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad);  Transportes e Infraestrutura (Setin); Controladoria Geral do Município (CGM), Transalvador, Companhia de Transporte de Salvador (CTS) e Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), Defesa Civil e Desal.

O Diário Oficial do Município (DOM) publicou, nesta terça-feira (13), o Decreto nº 23.466 que dispõe sobre a instituição da equipe composta por Oscimar Torres, coordenador da equipe e Secretário Municipal da Fazenda e da Seplag; João Cavalcanti, Procurador do município e chefe de gabinete da Prefeitura e Paulo Damasceno,  Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham).

O grupo de trabalho tem como objetivo prestar suporte administrativo e operacional ao candidato eleito, além de propiciar todos os meios para que a equipe do novo gestor tenha pleno conhecimento do funcionamento dos órgãos e entidades que compõe a Prefeitura Municipal de Salvador. Ainda de acordo com o Decreto, os titulares das pastas irão fornecer as informações solicitadas pelo Coordenador da equipe, o ex-governador Paulo Souto, bem como prestar apoio técnico para o desempenho dos trabalhos.

Na manhã de quarta-feira (14) uma parte da equipe do prefeito eleito conheceu as instalações da Seplag e avaliou os sistemas da folha de pagamento e planejamento orçamentário do Município.


Foto: Bocão News
Nota originalmente publicada às 12h40 do dia 16

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