Política

Governo convoca bancada para aprovar projeto dos professores

Publicado em 26/11/2012, às 16h39   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

A liderança do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) convocou os deputados que integram a bancada para votar, ainda nesta segunda-feira (26), o projeto de lei que “estabelece normas de promoção da Carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia para os anos de 2012 e 2013, além de alterar sua estrutura e dar outras providências”.

A aprovação do projeto promete causar novo problema entre professores e governo Jaques Wagner. Em mensagem enviada à Alba, o governador destaca que as “alterações remuneratórias de que trata esta proposição gerarão acréscimo na despesa de pessoal, em 2012, da ordem de R$ 7.378 milhões, e em 2013, da ordem de R$ 135.265.659 milhões”.



Vice-líder da oposição, Bruno Reis (PRP), classificou a iniciativa como uma tentativa de “golpe”. “Vamos obstruir”. De acordo com o parlamentar, a proposta do governo retira os benefícios conquistados pela categoria em projeto votado no ano passado e ainda congela vencimentos dos professores classificados no grau VII.

José Neto, líder da bancada governista, tem outro entendimento. O petista destaca que até março do próximo ano a gestão Wagner terá concedido reajuste na casa de 54% acima da inflação aos professores. “Temos que atender à demandas, mas com responsabilidade. Existem outras categorias. Nós fomos o governo que mais demos reajuste aos professores”.
Na próxima terça-feira (27), a APLB Sindicato realiza uma assembleia geral. Com a aprovação do projeto nesta segunda, o clima promete esquentar. Não será surpreendente se outra greve for anunciada.


Foto: Roberto Viana// Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp