Política

Dilma comete gafe e é vaiada em Brasília

Divulgação / Veja on line
A presidente se expressou mal com relação a pessoas com deficiência  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Veja on line

Publicado em 04/12/2012, às 16h05   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após ter chamado pessoas com deficiência de “portadores de deficiência”, a presidente Dilma Rousseff (PT), foi vaiada. A gafe aconteceu nesta terça-feira (4), durante a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília.

Dilma usou a expressão enquanto falava das visitas que fez na última semana à Rede Sarah de hospitais de reabilitação. Conforme divulgou a matéria do site G1.

No momento em que foi vaiada pela platéia, a presidente declarou que ficou muito impressionada, como a tecnologia pode ajudar a dar condições melhores de vida, melhores oportunidades para “portadores de deficiência". Em seguida, consertou, pedindo desculpas e disse: “Pessoas com deficiência”, e completou dizendo que entendia o público, porque o termo “Portador” não é muito humano e “Pessoa” é. Em seguida foi aplaudida.

A presidente ouviu protestos do Fórum Nacional de Educação Inclusiva, com gritos: "Dilma, cadê você? Educação inclusiva para valer". Em resposta a eles, Dilma disse: "Nós somos a favor de educação inclusiva para valer. Somos também a favor das instituições especiais. Uma coisa não exclui a outra".

Dilma disse também que seu governo visa promover a participação de toda a sociedade nas discussões. Segundo ela, um país que na dá oportunidades iguais a pessoas com deficiência não é um país nem civilizado nem desenvolvido. "As pessoas com deficiência têm um extraordinário potencial. Precisamos nos preparar para oferecer oportunidades iguais a todos os nossos cidadãos e para conviver com a diversidade. Até porque nosso país é um país baseado na diversidade", afirmou na Conferência.
De acordo com as estimativas da presidente, até março do no que vem, serão entregues 741 veículos adaptados para o transporte público escolar e 13,5 mil escolas receberão equipamentos com recursos multifuncionais.

Informações Site G1

Foto: Veja on line - Divulgação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp