Política

Dires promove encontro com prefeitos eleitos da Chapada Diamantina

Imagem Dires promove encontro com prefeitos eleitos da Chapada Diamantina
Orientação a respeito dos programas dos governos federal e estadual foi a pauta do evento  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/12/2012, às 18h18   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



Com jurisdição em 14 municípios, a maioria deles localizados na região da Chapada Diamantina, a 18ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) de Itaberaba promoveu, na quarta-feira (5), o “Encontro Microrregional de Acolhimento aos Novos Gestores Eleitos e Reeleitos da microrregião”. O evento orientou os prefeitos a respeito dos programas de saúde ofertados pelos governos estadual e federal, abordando assuntos como regionalização, importância dos colegiados de gestão microrregional, controle social e todos os serviços que compõem a Atenção Básica.

“Este encontro teve como principal objetivo estabelecer um canal de diálogo com os novos gestores e sensibilizá-los para a continuidade das ações e serviços de saúde prestados à população, além de despertarmos a atenção dos gestores para a importância do conhecimento das políticas nacional e estadual de saúde, para que os princípios do Sistema Único de Saúde [SUS] funcionem com qualidade e eficácia em seus municípios”, informa a representante da Diretoria de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Rosana Siafialho. O evento focou ainda temas como a atenção dos novos gestores para a carga horária dos profissionais de nível superior, que atuam na Atenção Básica e a situação da dengue nos diversos municípios que integram a 18ª Dires, principalmente Itaberaba.

Gestores participativos

O evento foi prestigiado por dez prefeitos e dois representados, sendo eles João Almeida Mascarenhas Filho (Itaberaba), Nixon Duarte (Iaçu), João Durval Passos Trabuco, o popular Gidú (Boa Vista do Tupim), Adenilton Meira (Marcionílio Souza), Natã Garcia (Wagner), Edevam José Cedro de Souza (Bonito), Alberto Muniz (Utinga), Ana Guadalupe Azevedo (Nova Redenção), Lenise Estrela (Itaetê) e Fernão Sampaio (Macajuba). Os gestores que não compareceram foram Rildo Kleber (Ibiquera) e Antonio Mario (Lajedinho), que enviaram os representantes.

“O encontro promovido pela Dires é de suma importância, pois nos dá sustentação e maior embasamento aos trabalhos que serão iniciados a partir do dia 1º de janeiro de 2013”, disse o prefeito eleito de Bonito, Edevam José Cedro de Souza (Edinho), manuseando um relatório recebido no evento com todo o histórico do município.

Palestras e interação

Formaram a mesa de abertura dos trabalhos, a diretora da 18ª Dires, doutora Lizandra Cunha Amim, a coordenadora de Atenção Básica e Saúde do Trabalhador (18ªDires), a sanitarista Quérzia Santana, a coordenadora de Endemias (18ª Dires), Maristela Almeida de Oliveira, o prefeito eleito de Marcionílio Souza e ex-secretário de saúde do município, Adenilton dos Santos Meira, e os representantes da Diretoria da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde: Alan Jonh Costa e Rosana Siafialho.

A diretora da 18ª Dires, Lizandra Amim, começou sua palestra exibindo uma cena do filme “Troia”, onde Aquiles enfrenta o Gigante Mêmnon. “Aquiles simboliza os gestores e o gigante a área de saúde municipal, ou seja, para fazer saúde pública de qualidade com poucos recursos os prefeitos têm quer ter planejamento e se cercar de profissionais capacitados, em resumo, matar um gigante por dia”,enfatiza a diretora. Para o encerramento, os gestores e acompanhantes participaram de um coffee break servido pelo buffet “Algo Mais”, com direito a “tapioquinha da hora” e música ao vivo, com o técnico em Saúde da casa, Aliomar Belas Lamego, na voz e violão.


As informações são do Jornal da Chapada

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp