Política

Ferrovia de Integração Oeste-Leste na pauta dos deputados

Publicado em 06/12/2012, às 20h49   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente da Comissão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), Ivana Bastos (PSD), solicitou empenho de seus pares, presentes na reunião de quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa. Ivana Bastos foi à busca por apoio dos demais parlamentares, independente de serrem membros ou não do colegiado, a fim de que seja alcançado algo de concreto para a obra ferroviária, ainda este ano. “Esta é uma briga do governo, de todos os deputados e de todos os baianos. Se cada um de nós levar um grão de contribuição, esta obra vai andar”, afirmou a deputada, que lembrou faltar apenas uma semana para irem a Brasília.

Para o deputado Herbert Barbosa (DEM), se a ferrovia já tivesse acontecido há algum tempo, uma economia efetiva teria sido aferida pela região oeste e por todo o estado. “Em determinados períodos, mesmo não sendo o caso de agora, o custo do transporte de uma tonelada de soja da região oeste para o Porto de Salvador equivale a 50% do valor da própria soja”, declarou o parlamentar salientando que o transporte rodoviário onera o escoamento dos produtos e, também, a recepção de insumos necessários para a prática agrícola.

O deputado Zé Neto (PT) louvou o raciocínio do colega democratas destacando a necessidade de se enxergar os benefícios propiciados pela obra, não só para a Bahia, mas também para todo o país. “Esta ferrovia é para colocar o Brasil dentro do contexto mundial, da competitividade dele”, disse e completou: “É claro que as nossas commodities ainda são competitivas no mercado mundial, mas, à medida que temos um custo elevado, é reduzida a taxa de lucro de retorno para a economia brasileira”. Como um passo importante para a Fiol, Ivana destacou a emissão da licença prévia do porto: “Isso nos dá uma tranquilidade muito grande, pois sem porto não há ferrovia e sem ferrovia não há porto”, frisou a parlamentar, entendendo que os avanços para a efetivação da obra estão acontecendo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp