Política

"Vencedor" e "derrotado" vão homenagear Conceição da Praia

Imagem "Vencedor" e "derrotado" vão homenagear Conceição da Praia
Padroeira da Bahia foi reverenciada neste sábado, na Cidade Baixa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/12/2012, às 10h06   Redação Bocão News - (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Derrotado nas eleições municipais, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) foi homenagear a padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, neste sábado (8).

Quem também esteve lá para reverenciar, Nossa Senhora da Conceição foi o vice-prefeito de Salvador e eleito vereador em outubro, Edvaldo Brito (PTB). Instituída em 1971 como padroeira da Bahia, através de decreto do Papa Paulo VI, será homenageada com missas durante todo o dia.


Primeira paróquia

Situada no sopé da montanha que liga as cidades Alta e Baixa, a Conceição da Praia foi a primeira paróquia da cidade de Salvador e a atual basílica é o terceiro templo erigido no mesmo local onde Tomé de Souza, em 1549, ao fundar a capital da colônia, mandou erguer uma ermida de taipa para a imagem, trazida na nau capitânia, da padroeira de Portugal.

Em 1623 foi feita a primeira ampliação e em 1739, com projeto atribuído a Manuel Cardoso de Saldanha, a terceira igreja foi iniciada. Apesar de inaugurada em 1765, as obras só foram concluídas em 1849. Sua atual construção, em estilo Barroco, é toda de pedra sabão trazida de Portugal. Em 1938, o conjunto da Conceição da Praia foi tombado como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 1946 a igreja foi elevada à categoria de basílica.

Nota postada às 15h do dia 8

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp