Política

Fim de papo: Gildásio Penedo é indicado por Nilo para o TCE

Imagem   Fim de papo: Gildásio Penedo é indicado por Nilo para o TCE
Deputado vivia a expectativa, mas era o mais forte  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/12/2012, às 09h19   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo abriu oficialmente o rito para a indicação do deputado que vai ocupar o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O comandante da Casa pode sugerir um nome, colocou o de Gildásio Penedo (PSD), a Mesa Diretora outra, e 20% dos deputados também pode apoiar algum nome.

O deputado interessado em concorrer à vaga terá até a próxima sexta-feira (14) para apresentar a assinatura dos 13 parlamentares que o apoiam. Vale ressaltar que até esta terça-feira (11) apenas o deputado João Bonfim (PDT) havia manifestado o desejo de disputar a indicação. Contudo, nos bastidores corre que Nilo e Bonfim conversaram durante o dia e resolveram a questão.

A medida de permitir a indicação de 20% está na conta de Nilo. A proposta foi elogiada pelos pares como uma atitude democrática do presidente do Palácio Luís Eduardo Magalhães. No entanto, corre também que só foi feita após o “jogo estar decidido”.

Com a abertura do rito haverá a trâmite normal, onde o currículo de Penedo será público e após dez dias homologada a decisão, que será votada no último dia de votação – quando os deputados votam o orçamento. Nesta quarta-feira (11) Gildásio será submetido a uma sabatina pelos próprios pares e depois nomeado.

Entre elogios dos colegas de parlamento, Penedo, emocionado, comemorou a decisão. Paulo Azi (DEM), líder da oposição e Zé Neto (PT), líder do governo, já se pronunciaram a respeito e acompanharam a indicação de Nilo. Alan Sanches (PSD) e Ivana Bastos (PSD) também indicaram.


Nota postada às 16h do dia 11

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp