Política

Arnaldo é diplomado em Ibicoara

Imagem Arnaldo é diplomado em Ibicoara
Prefeito eleito rebate acusações de Sandra Vidal, atual gestora da cidade  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/12/2012, às 17h37   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



O município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, já tem prefeito diplomado. Arnaldo Silva Pires (PSL), eleito no pleito de outubro de 2012, foi certificado nesta terça-feira (11) pelo juiz eleitoral da 169ª zona, doutor Egildo Lima Lopes. A solenidade de diplomação aconteceu no Salão do Júri do Fórum Eliezer Rodrigues de Souza, no município de Barra da Estiva, onde também foram diplomados o vice-prefeito, Lourivaldo Magalhães Aguiar (Val) e os 11 vereadores eleitos, além de dois suplentes. O prefeito Arnaldo já administrou o município e concorreu ao pleito deste ano pela coligação “Juntos Por Amor a Ibicoara”, formada pelos partidos PSL, DEM, PRP e PMDB. Ainda durante o ato no Fórum, o prefeito se defendeu das acusações da prefeita Sandra Regina Gomes Vidal (PCdoB), que administra o município até o dia 31 de dezembro.

O juiz eleitoral, doutor Egildo Lopes, em entrevista ao Jornal da Chapada, disse que “a diplomação nada mais é do que uma formalidade jurídica que torna apto para a posse os eleitos para os poderes Executivo e Legislativo na eleição municipal 2012”. Ainda segundo o juiz, a campanha eleitoral em Ibicoara não foi fácil. “Graças ao excelente trabalho feito pela Polícia Militar, que ficou a frente das questões político-partidárias neste município, os trabalhos foram de acordo ao determinado”, ressalta o magistrado agradecendo diretamente ao comandante da 134º Companhia de Polícia Militar (CIPM) de Brumado, o major Berlink, responsável pala jurisdição de 12 municípios na região.

O magistrado concluiu dizendo que a maior dificuldade durante a campanha foi a falta de um representante fixo do Ministério Público, já que a comarca esta sendo assistida pelo promotor titular de Brumado, que dá plantão no município uma vez por semana. Após o ato formal dos eleitos em Ibicoara, o juiz eleitoral franqueou a palavra, que foi utilizada pelo prefeito Arnaldo Silva Pires. O gestor, já com a posse do diploma de prefeito, fez um discurso saudando os membros da mesa e a população presente.

“Com o apoio de vocês estou sendo diplomado prefeito eleito de Ibicoara. Todos vocês acompanharam esta batalha, a campanha no município não foi uma campanha normal, pacífica. Todos são testemunhas de que eu fui obrigado a usar colete a prova de balas e usar carro blindado, mas graças a Deus, ao povo de Ibicoara, à justiça aqui da comarca de Barra da Estiva e à Polícia Federal, livramos o município do mal que o acometia. Estamos preparados para administrar o município e fazer o bem comum. Eu já disse e repito, fui eleito para ser prefeito do povo e não só para quem votou em mim”, enfatiza o prefeito Arnaldo Silva Pires, que conclui sua fala dizendo que vai colocar o município de novo nos trilhos do desenvolvimento.

Acusações descaracterizadas

No município de Barra da Estiva, na oportunidade da diplomação dos políticos eleitos, o advogado do prefeito Arnaldo Silva Pires, doutor Bruno Mascarenhas de Souza, rebateu as acusações feitas recentemente ao gestor pela atual prefeita de Ibicoara, Sandra Vidal, em matéria publicada na semana passada pelo jornal A Tarde. Segundo o advogado, a Ação de Investigação Eleitoral (AIE) movida contra o seu cliente por Sandra não passa de ‘choro de perdedor’. “É verdade que o prefeito eleito Arnaldo Silva Pires enfrentou e enfrenta várias ações judiciais movidas pela prefeita derrotada Sandra Vidal, algumas com decisões, outras com pareceres finais do Ministério Público Eleitoral”, informa o advogado. Ele ainda enfatiza que a prefeita Vidal responde uma série de ações no Judiciário por captação ilícita de sufrágio, abuso do poder econômico, todas fundamentadas.

O advogado ainda lembrou que se a vencedora do pleito fosse Sandra Vidal, ela não assumiria a Prefeitura de Ibicoara por ter seu registro de candidatura cassado, em uma ação proposta pela coligação que elegeu Arnaldo Silva Pires. A peça tem base em perseguições praticadas por ela a servidores públicos, por abuso de autoridade e de poder. “Esta ação tem parecer final do Ministério Público Eleitoral, e Vidal foi condenada ao pagamento de multa de R$ 14 mil”.

A respeito das denúncias formuladas por Sandra Vidal no jornal A Tarde, o advogado Bruno disse que seu cliente já foi citado e em sua defesa ele vai descaracterizar todas as denúncias, inclusive as com provas testemunhais. “Estamos tranquilos, não tínhamos dúvidas da diplomação de Arnaldo, ele hoje é prefeito eleito e diplomado de Ibicoara. A acusação de compra de votos com cheques sem fundos e dinheiro falso, não tem cabimento e foi feita para tumultuar o processo, ou seja, impedir a diplomação de Arnaldo e confundir a cabeça do povo de Ibicoara”, pontua. O advogado conclui dizendo ter constatado várias irregularidades na ação da prefeita, que inclusive vai gerar mais ações de abuso de poder econômico e improbidade administrativa contra Sandra Vidal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp