Política

Audiência Pública debate Linha Viva

Imagem Audiência Pública debate Linha Viva
Objetivo é esclarecer como será feita a desapropriação da área onde a prefeitura pretende construir a via  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/12/2012, às 07h53   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A deputada estadual Maria del Carmen, realiza nesta quinta-feira (13), a Audiência Pública “Pedágio Urbano e o Projeto da Linha Viva: restrição veicular e alternativa de financiamento do transporte público ou privatização do espaço? “. O evento está marcado para às 9h na Sala das Comissões Luis Cabral e Herculano Menezes na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

O objetivo, segundo a parlamentar, é aprofundar o debate sobre o projeto da prefeitura de Salvador que vem sendo apresentado como uma opção de trajeto não obrigatório e pedagiado. De acordo com a prefeitura a nova via poderá absorver 40% do fluxo de veículos da Paralela e os seus quase 18 quilômetros, ligando o Acesso Norte ao Aeroporto, poderão ser percorridos em aproximadamente 15 minutos. Por outro lado, a via que irá tangenciar áreas com alta densidade populacional e diversas barreiras físicas, passará pelo traçado da faixa de servidão das linhas de transmissão de energia da Chesf e, não permitirá ampliações em projetos futuros.

Para a deputadac é preciso observar como será feita a desapropriação da área onde a prefeitura pretende construir a Linha Viva. “A nossa maior preocupação é como se darão as desapropriações dos imóveis que estão no traçado do projeto. O que acontecerá com estas famílias e como a Linha Viva irá interagir com as diversas localidades por onde passará, principalmente as áreas verdes, como a região do 19 BC. Será que teremos mais destruição de mata preservada?”, questiona a parlamentar.

Foram convidados para participar do debate o Secretário Municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura, José Luiz Costa, o Coordenador Geral do Projeto Básico da Linha Viva da TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes LTDA, Francisco Moreno Neto, a Professora Ana Fernandes da  Faculdade de Arquitetura da UFBA e um Representante do Fórum de Entidades “A Cidade também é Nossa”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp