Política

Prefeitura emite nota sobre reprovação das contas de JH

Imagem Prefeitura emite nota sobre reprovação das contas de JH
João Henrique está inelegível por oito anos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/12/2012, às 07h16   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Depois que o prefeito João Henrique teve as contas de 2009 rejeitadas, a secretaria municipal de comunicação emitiu nesta quinta-feira (13), uma nota sobre a decisão judicial que será tomada.

Confira a nota na íntegra:


O julgamento político das prestações das contas da atual gestão, realizado nesta quinta-feira (13), pela Câmara Municipal, não vai tornar o prefeito João Henrique inelegível. O jurista Celso Castro garantiu que a Lei 135/2010 determina que a inelegibilidade só acontece nos casos em que as contas sejam rejeitadas por dolo, má fé ou improbidade”, o que segundo ele, de acordo com o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), não ocorreu. Agora, a questão vai ser levada à Justiça.

“É preciso observar o que diz a lei. E a lei diz que o gestor só ficará inelegível quando ficar comprovado o dolo, má fé ou improbidade”, sustenta o jurista.

Além da inexistência de dolo, má fé e improbidade, Castro acrescenta que o relatório do TCM não coloca o prefeito como ordenador de todas as despesas, portanto não se pode atribuir a ele a responsabilidade objetiva por todas os gastos ocorridos na gestão.

O jurista frisou que não discute se o parecer do TCM é bom ou ruim, mas que nele não existe nenhum dado que aponte ou prove, efetivamente,  equívoco ou irregularidade decorrente de dolo, improbidade ou má fé de João Henrique.

“Culpa é diferente de dolo. No dolo, deve ficar caracterizado quando alguém assume a responsabilidade de fazer, mesmo contrariando as normais legais. No parecer do TCM não está caracterizado dolo do gestor municipal”.

Foto: Roberto Viana // Bocão News

Nota postada às 16h20 do dia 13

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp