Política

51% dos deputados defendem que Bolsonaro abra mão da candidatura em 2026

Gustavo Moreno/STF
Ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível até 2030  |   Bnews - Divulgação Gustavo Moreno/STF
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 02/07/2025, às 16h34



51% dos deputados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve abrir mão da candidatura em 2026. É o que informa os resultados da pesquisa Genial/Quaest divulgados nesta quarta-feira (2). 

No levantamento, 23% dos deputados entrevistados defendem a postura de Bolsonaro de se manter como candidato. O percentual sobe para 49% quando são considerados apenas deputados de oposição.

Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 após ser condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O ex-mandatário tem insistido no discurso de que vai disputar, no ano que vem, a Presidência da República. 

A postura de Bolsonaro ocasiona a falta de uma indicação formal de um sucessor ao Palácio do Planalto.

Na pesquisa, 47% dos deputados acreditam que a melhor opção seria do ex-presidente abrir mão de concorrer à presidência. 65% dos parlamentares independentes defendem que Bolsonaro não deva participar do pleito. 

O levantamento foi feito entre 07 de maio e 30 de junho de 203 deputados federais em exercício. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais e para menos. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)