Política

Incêndio na secretaria: vereador Duda Sanches vai acionar MPF e PF

Imagem Incêndio na secretaria: vereador Duda Sanches vai acionar MPF e PF
Vereador considerou o incidente como "algo muito estranho"  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/01/2013, às 07h33   Caroline Gois (twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Duda Sanches (PSD) entrou em contato com o site Bocão News na manhã deste sábado (5) para falar sobre o incêndio que destruiu parte do prédio da secretaria de Educação, no bairro de Engenho Velho da Federação, na última quinta-feira (3). "Parte deste arquivos queimados são sobre a merenda escolar, que envolve verbas do Governo  Federal. Por isso, vou acionar o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a Superintendência para que o caso seja investigado", disse.

Segundo Sanches, que irá visitar hoje o prédio da secretaria, disse que "acho que tem algo estranho  neste incêndio". Para o edil, "a ação foi muito suspeita. Partindo do pressuposto que esta secretaria apresenta diversas suspeitas deve ser investigado. Isto é sério. É muito mais que a perda de um bem histórico", salientou.

Na  noite de ontem, o secretário da Educação de Salvador, João Carlos Bacelar, garantiu que o ano letivo da rede pública municipal não vai ser prejudicado. Ele assegurou, ainda, que os documentos arquivados serão recuperados. Em entrevista ao repórter Rafael Albuquerque, durante o programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM, o secretário afirmou que está à disposição para quaisquer esclarecimentos e tranquilizou: “As perdas foram materiais, históricas, arquitetônicas e culturais. Os documentos foram preservados. E os documentos que estavam no imóvel serão todos restaurados, sem perda”, garantiu.

Governo e Prefeitura

Depois do susto, as primeiras informações são que não há riscos de desabamento do imóvel. Quem assegura é a defesa civil de salvador (codesal) que enviou técnicos para avaliar a área. De acordo com o secretário de infraestrutura e defesa civil, paulo fontana, o fogo atingiu uma grande parte do imóvel.

O departamento de polícia técnica (dpt) vai realizar a perícia para saber as causas do incêndio, o que vai poder ser realizado depois que os bombeiros terminarem todo o trabalho de rescaldo e resfriamento da estrutura, para que os peritos possam entrar no ambiente com segurança. Isto deve acontecer no início da próxima semana.

O prefeito ACM Neto , o secretario de Educação, João Carlos Bacelar e o governador Jaques Wagner estiveram no local. Neto disse que espera poder contar com a ajuda dos governos estadual e federal para conseguir recuperar o prédio. Segundo o prefeito, 100% de toda execução orçamentária da secretaria referente ao exercício de 2011 foi preservada. Já a execução de 2012 teve 50% de todo o material danificado, com possibilidade de recuperação. Neto disse ainda que vai pedir a ajuda do ministério público estadual (mp) e do tribunal de contas dos municípios (tcm) para tentar resgatar alguns documentos que foram entregues aos órgãos.

O governador garantiu o auxilio estadual para a prefeitura. Além do governador, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o comandante do Polícia Militar, Alfredo Castro, acompanharam a visita.

O prédio pertence ao estado e desde 2003 e foi cedido ao município para abrigar a secretaria.

Foto: Reprodução / TV Bahia

Postada às 11h46 do dia 05 de janeiro

Galeria de fotos no site

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp