Política

Lula vai anunciar refúgio a terrorista italiano

Publicado em 29/12/2010, às 13h09   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Segundo a Folha de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar nesta quarta-feira (29) a concessão de refúgio político ao terrorista italiano Cesare Battisti.

Battisti é acusado na Itália de quatro assassinatos ocorridos na década de 70, quando era militante de um grupo extremista de esquerda. Ele fugiu para o Brasil.  A itália pediu a extradição do terrorista para ser julgado pelos crimes cometidos naquele país, mas Lula considera o italiano como "refugiado político" e resiste em extraditá-lo. 

O presidente recebeu na manhã de terça-feira (18) parecer da AGU (Advocacia-Geral da União) recomendando a permanência no Brasil de Battisti.
Anteontem, Lula havia afirmado que acataria "prontamente" a decisão do advogado-geral, Luís Inácio Adams. A AGU já havia apresentado parecer favorável à permanência de Battisti.

Em novembro de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a extradição de Battisti, porém definiu que a decisão final cabe ao presidente da República.

Ao decidir pela concessão, Lula arrisca ferir o tratado de extradição do Brasil com a Itália, o que poderia levar até a pedido de impeachment e arranhar as relações entreos dois países. A itália tem leis rigorosas contra o terrorismo. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp