Política

Saltur: novo secretário promete mudanças nas festas populares

Imagem Saltur: novo secretário promete mudanças nas festas populares
Guilherme Bellintani pretende criar parcerias com empresas privadas para compensar a falta de verba da prefeitura  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/01/2013, às 09h05   Elena Martinez (Twitter: @ElenaMartinez)



O novo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura de Salvador (Saltur), Guilherme Cortizo Bellintani esclareceu nesta terça-feira (08), assuntos relacionados ao Carnaval, Afrodrómo, Lavagem do Bonfim, Festa do Rio Vermelho entre outros temas ligados a nova gestão do órgão. Em entrevista exclusiva ao apresentador Zé Eduardo, no programa Se Liga Bocão da rádio Itapoan FM, o público acompanhou quais serão as primeiras atitudes adotadas para melhorar o turismo e as festas tradicionais que compõem a cultura local.“Não vamos administrar uma cidade apenas para os turistas, vamos construir uma cidade para o baiano e o soteropolitano”, explicou Bellintani.

De acordo com o secretário, é necessário criar um novo modelo de gestão e intervenção para a cidade que ultrapasse a questão da limpeza e beleza. “A cidade precisa estar bem estruturada para receber o turista”, completou.

Para o carnaval de 2013, Bellintani não apresentou muitas novidades. O secretário se mostrou a favor dos camarotes e blocos na festa, porém pontuou que falta algo interessante nas ruas que o público deseje consumir. “É preciso dizer que queremos trazer a cultura através da criação de novos elementos culturais. Se o empresário cria e povo consome, é porque o povo quer consumir. A prefeitura não pode querer determinar como será a festa, quem define o carnaval é quem participa do carnaval. A Prefeitura tem um papel articulador”.


Sobre a participação da Fundação Gregório de Matos no carnaval, o secretário afirmou que a parceria com a instituição está prevista para 2014. Outra questão levantada na entrevista sobre o carnaval deste ano foi a inauguração do Afrodrómo. Segundo Bellintani, a própria equipe de Carlinhos Brown concordou em suspender o projeto. “Ficou muito em cima da hora para estruturar a organização do evento, mas propomos um blocão Afro no carnaval de 2013”.

Outras festas populares pontuadas na entrevista foram a Lavagem do Bonfim, Itapuã e Rio Vermelho. O secretario informou que está se reunindo com representantes dos bairros para discutir as necessidades emergenciais de cada localidade. “Estamos buscando parcerias com o setor privado para resolver os problemas imediatos. Falta de projetos, não vamos ter agora. Estamos em busca das verbas através das parcerias, esse é um dos modelos que buscamos como um dos elementos para a gestão. Não há muito que se fazer sobre os processos históricos, mas precisamos intervir no auge para que ela permaneça no auge. Pretendemos modernizar sem perder o viés forte com a cultura e a religião”.

Foto: Divulgação

Nota originalmente publicada às 19h35 do dia 08/01

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp