Política

Prefeitura e Câmara vão ampliar oferta de vagas em creche

Imagem Prefeitura e Câmara vão ampliar oferta de vagas em creche
Município tem apenas com cinco mil vagas para crianças entre zero e três anos de idade  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/01/2013, às 07h30   Redacção Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Na tarde desta terça-feira (15), o prefeito ACM Neto recebeu vereadores que integram a Mesa Diretora da Câmara para tentar alinhar soluções na falta de vagas em creches municipais.

Participaram do encontro o presidente do Legislativo, Paulo Câmara (PSDB), a 3ª vice-presidente, Fabíola Mansur (PSB), o 1° secretário, Arnando Lessa (PT), o 2° secretário, Orlando Palhinha (PP), a 3ª secretária, Cátia Rodrigues (PMN), e o corregedor, Geraldo Júnior (PTN). Também estiveram presentes o assessor de Assuntos Institucionais, Pedro Godinho, cuja postura foi elogiada por todos os edis presentes, e diretores da Câmara.

A prefeitura conta apenas com cinco mil vagas para crianças entre zero e três anos de idade, de acordo com a Secretaria Municipal da Educação, que já foram esgotadas. A solução emergencial para suprir a demanda é a prefeitura fazer convênios com associações e organizações comunitárias que oferecem o serviço. Só que, para isso, essas entidades precisam ter a utilidade pública municipal, documento conferido pela Câmara.

“Temos que firmar convênios com essas entidades, depois de fazer uma seleção criteriosa para identificar aquelas que são sérias, para ampliar a oferta. Só que há uma determinação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) de que essas entidades precisam ser de utilidade pública. Por isso, peço aos vereadores, na figura do presidente da Casa, para que seja feito um esforço concentrado com o objetivo de acelerar esse processo”, afirmou ACM Neto.

O prefeito acertou com Paulo Câmara que será feito um chamamento de todas as entidades comunitárias que atuam como creches. Isso deve acontecer já na semana que vem. “Pode contar com a gente prefeito. Vamos fazer esse esforço concentrado para assegurar mais vagas às crianças”, declarou o presidente do Legislativo. A vereadora Fabíola Mansur sugeriu uma conversa com o TCM para permitir os convênios com as entidades cujo processo de utilidade pública já esteja iniciado. “Isso vai acelerar o processo”.

Matéria originalmente publicada às 22h30 do dia 15/01. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp