Política

Governador visita empresa chinesa do setor ferroviário

Imagem Governador visita empresa chinesa do setor ferroviário

Jaques Wagner trata de temas para o metrô com a diretoria da China

Publicado em 17/01/2013, às 19h23        Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

Soluções para o Metrô de Salvador, equipamentos e soluções para a malha ferroviária no estado, incluindo a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), foram alguns dos temas tratados pela missão oficial do Governo da Bahia, liderada pelo governador Jaques Wagner, com a diretoria da China CNR Corporation Limited, em Beijing (Pequim), na China.

Também foram abordadas possibilidades de negócios futuros, envolvendo o desenvolvimento empresarial e da empresa no Brasil, especialmente na Bahia, inclusive nos avanços de pesquisa e tecnologia. A CNR é a maior empresa de produção de vagões e equipamentos ferroviários do mundo, com um faturamento de US$ 1,4 bilhão, 80 mil empregados e 60% de participação no mercado chinês.

Nesta quarta-feira (16), o grupo teve um encontro com os executivos de uma montadora automotiva para discutir a possibilidade de atração da empresa para a produção de veículos de passeio na Bahia e visitou a fábrica. Ainda hoje, a missão baiana se reuniu com o Chinese Development Bank para discutir linhas de apoio a investimentos da China na Bahia. O governador também visitou o centro de pesquisa da BAIC, uma das grandes produtoras de automóveis chineses.

Depois, seguiu para a cidade de Xian, onde, nesta quinta-feira (17), encontra a diretoria e visita a fábrica da Baoji Petroleum.

Ainda na quinta-feira, a missão retorna a Beijing, onde, nesta sexta-feira (18), se reúne com a diretoria da China National Petroleum Corporation, onde assinará um Memorando de Entendimentos entre o Governo da Bahia e a CNPC, confirmando as intenções da empresa de acelerar seus investimentos na Bahia na produção de equipamentos de perfuração de petróleo e de exploração de petróleo e gás.

Segunda-feira (21), a comitiva visita a sede da Foton Motors e se reúne com a diretoria da empresa, que já manifestou interesse em instalar uma unidade automotiva na Bahia. O governador retorna a Salvador na próxima terça-feira (22).

A missão baiana, que embarcou para a China na segunda-feira (14), é integrada pelo governador, os secretários do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, e da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, e o coordenador do Grupo Executivo do Setor Automotivo da Bahia, Reub Celestino. O objetivo é a atração de investimentos nos setores automotivos e de petróleo e gás.

Matéria originalmente publicada às 14h50 do dia 17/01.

Foto: Divulgação

Classificação Indicativa: Livre