Política

Wagner anuncia instalação de novas fábricas chinesas no estado

Imagem Wagner anuncia instalação de novas fábricas chinesas no estado
“Todos os contatos realizados até agora na China foram extremamente positivos e promissores"   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/01/2013, às 05h24   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jaques Wagner, que se encontra em uma missão comercial na China esta semana, revelou hoje (18) que a empresa chinesa Baoji Oilfield Machinery (Bomco), especializada na fabricação de equipamentos para o segmento petrolífero, vai construir uma unidade industrial em Camaçari, na Bahia. “Todos os contatos realizados até agora na China foram extremamente positivos e promissores para os investimentos que vim buscar para o nosso estado”, afirmou Wagner.
Segundo Wagner, em uma reunião realizada ontem com a Bomco, foi confirmada a intenção da empresa em se instalar na Bahia. “Esse investimento está concretizado”, garantiu o governador. “Eles já escolheram o terreno em Camaçari, na área industrial, e a idéia da empresa é criar uma subsidiária para produzir para os mercados do Brasil e da América Latina. Eu vim confirmar essa decisão”. A Bomco é uma unidade da PetroChina, maior companhia petrolífera da China e subsidiária da China National Petroleum Corporation (CNPC), uma das três grandes petrolíferas semi-estatais chinesas.
O foco principal da viagem do governador à China são os contatos na área petrolífera e automotiva.  No segmento automotivo, o governador informou que se reuniu com uma empresa do segmento, interessada em instalar uma unidade industrial no Brasil até 2015. “Estamos discutindo há algum tempo; e a chance desse investimento vir para a Bahia é muito grande”, disse o governador.
Amanhã (19), Wagner se reúne com a diretoria da Foton, empresa automobilística chinesa que vai instalar em Camaçari uma unidade industrial para a produção de caminhões leves e microônibus. No ano passado, o governo baiano recebeu os executivos da Foton Motors do Brasil, subsidiária da Foton Motor Group, maior fabricante chinesa de caminhões, para assinar o protocolo de intenções de instalação da fábrica no estado.
Outro encontro previsto para amanhã, na China, é a visita de diretores de uma empresa da área de fibra de vidro, que demonstrou interesse em se instalar na Bahia, além de uma companhia fabricante de guindaste. Wagner afirmou, ainda, que o secretário de Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli, se reuniu hoje com a diretoria da maior empresa produtora de placas de energia solar do mundo. A empresa, de acordo com o governador, foi convidada a participar de um seminário que acontecerá em abril, em São Paulo, sobre o tema, a fim de mostrar o potencial de energia solar na Bahia e no Nordeste. O governador ressaltou, ainda, que “hoje, a Bahia continua sendo o estado que apresenta o maior volume de investimento chineses no Brasil”. O governador retorna a Salvador na noite da próxima terça-feira (22).

Matéria publicada dia 18 de janeiro às 16h04

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp