Política

Prefeitura quer parcerias para implantar o “Salvador sem fome”

Imagem Prefeitura quer parcerias para implantar o “Salvador sem fome”

Executivo municipal e entidade do terceiro setor lançam campanha para o Carnaval

Publicado em 02/02/2013, às 08h04        Redação Bocão News (@bocaonews)

O prefeito ACM Neto anunciou nesta sexta-feira (01) que vai implantar, em parceria com movimentos sociais, empresariais, igrejas e associações comunitárias, a campanha “Salvador sem fome” ao longo de todo o ano. O primeiro passo nesse sentido é o apoio da Prefeitura ao “Carnaval sem fome”, lançado oficialmente hoje pela manhã no Palácio Thomé de Souza e que há sete anos é organizado durante a folia momesca pela entidade Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

A campanha é inspirada no já conhecido “Natal sem fome”, idealizada pelo sociólogo Herbert de Souza, o popular Betinho. Somente ano passado, foram arrecadados, durante o Carnaval, 80 toneladas de alimento. “A gente vinha enfrentando dificuldades com a campanha nos últimos dois anos. De modo que esse apoio da prefeitura é fundamental e foi uma grata surpresa. Em menos de 15 dias da nova administração, procuramos o secretário Maurício Trindade (Promoção Social e Combate à Pobreza), que falou com o prefeito e, de pronto, topou a parceria”, afirmou Raimundo Bandeira, coordenador do projeto.

Bandeira informou que a Prefeitura quer ampliar a campanha, criando o “Salvador sem fome”, que envolveria ainda a implantação de cursos profissionalizantes, restaurantes populares e plantações comunitárias nos bairros mais carentes. “A Prefeitura abriu as portas para esse trabalho social durante o ano inteiro. Isso nos deixa muito feliz e mostra o compromisso social dessa nova administração”, salientou.



Seca – ACM Neto anunciou, durante o lançamento da campanha, que parte dos alimentos arrecadados no Carnaval deste ano irão para os municípios atingidos pela seca no interior do estado. “Salvador enfrenta problemas sociais graves, e não podemos fechar os olhos para isso. Vamos aproveitar o Carnaval para também dar alegria a essas pessoas que enfrentam sérias dificuldades em vários pontos da cidade, mas não podemos esquecer e temos de ser solidários com nossos irmãos que estão sofrendo muito com a seca”, declarou o prefeito.

ACM Neto disse que “nada melhor que o Carnaval, uma festa de alegria que atrai turistas do Brasil e do mundo, para disseminar a responsabilidade social e motivar cada cidadão a fazer sua parte”. “Por isso, vamos fazer um trabalho forte de arrecadação de alimentos, mobilizando toda a sociedade”, frisou.

Apoio de artistas e entidades como a Arquidiocese

Os alimentos arrecadados durante o Carnaval serão distribuídos para as famílias em situação de insegurança alimentar de Salvador e população de rua. Metade desses alimentos, conforme anunciado pelo prefeito ACM Neto, será destinado a municípios do semiárido baiano que estão sofrendo com a fome por conta da seca. Além disso, a campanha está pedindo à população doação de água mineral.

Este ano, vários artistas, blocos e entidades apoiam a iniciativa, a exemplo da Arquidiocese de Salvador, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e Mosteiro de São Bento. Entre os artistas apoiadores, estão Gilberto Gil, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Moraes Moreira, Luiz Caldas, Gerônimo, Armandinho, Paulinho Boca de Cantor, Magary Lord, Márcio Victor, Léo, entre outros.

Secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Maurício Trindade afirmou que a Prefeitura disponibilizou vários pontos para coleta dos alimentos dentro dos órgãos públicos e em hotéis, restaurantes, postos de gasolina e diversos tipos de estabelecimento comercial. “A gente não pode esconder esse problema. A melhor forma de superar a fome e a miséria é enfrentando essa realidade de frente”, afirmou. Ele contou que muitos blocos, no ato da entrega do abada, vão pedir a cada folião um quilo de alimento não perecível para ajudar na campanha.

Também participaram do lançamento do "Natal sem fome" a vice-prefeita Célia Sacramento, os secretários Guilherme Bellintani (Desenvolvimento, Turismo e Cultura), Ivanilson Gomes (Cidade Sustentável), Pedro Godinho (Assuntos Institucionais), além de artistas e representantes de diversos movimentos sociais.


Fotos: Agecom
Nota originalmente postada às 14h do dia 1º

Classificação Indicativa: Livre