Política

Livramento: Ex-prefeito Emerson Leal é condenado por improbidade administrativa

Imagem Livramento: Ex-prefeito Emerson Leal é condenado por improbidade administrativa
Político teve suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/02/2013, às 06h41   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora, no Sudoeste Baiano, foi condenado por improbidade administrativa a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi. Emerson José Osório Pimentel Leal, ex-presidente da  Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e pai do deputado estadual Emerson Leal (PSL),  é acusado de administrar incorretamente recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), provocando desabastecimento em escolas da cidade.  De acordo com a sentença, nos anos 2000 e 2001, o FNDE repassou ao município cerca de R$ 188 mil e R$ 202 mil, respectivamente, para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Neste mesmo período, foram realizados 20 processos licitatórios para aquisição de gêneros alimentícios de longa duração, como leite em pó, biscoitos e açúcar,o que poderia ter sido feito por meio de uma licitação apenas. O fracionamento indevido das compras provocou a falta de alimentos nas escolas. O réu chegou a se defender alegando ter agido de tal maneira para aproveitar os recursos disponíveis no mercado e ampliar a competitividade entre os fornecedores, mas a contestação não foi acatada.  Para o Ministério Público Federal “a falta de alimentos nas escolas foi ocasionada tão somente pela atitude do demandado em determinar a realização de inúmeros procedimentos licitatórios”.

Ao julgar procedente o pedido formulado pelo MPF em Guanambi e com base no art. 12, II, da Lei 8.429/92, a Justiça Federal decretou ao ex-prefeito: perda da função pública, caso ainda em exercício; suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos; proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo mesmo período e multa civil correspondente a dez vezes o valor da última remuneração recebida no cargo de prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora.


Publicada no dia 03 de janeiro de 2013, às 10h37

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp