Política

Henrique Alves deve se eleger com apoio do PT e da oposição

Publicado em 04/02/2013, às 07h23   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Com o apoio do governo, da base aliada e da oposição, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) é favorito para ser eleito nesta segunda-feira (04) presidente da Câmara dos Deputados. A votação secreta, deve sacramentar o comando peemedebista do Congresso, já que Renan Calheiros (AL) foi eleito presidente do Senado.
Henrique Alves conta com apoio de 20 partidos (mas não das bancadas de PV, PSOL e PSB). Além disso, aliados dele previam margem folgada acima dos 257 votos necessários para se eleger em primeiro turno.
Ele terá como adversários Júlio Delgado (PSB-MG), Rose de Freitas (PMDB-ES) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Para tentar levar a eleição ao segundo turno, os três apostam no chamado "efeito Severino Cavalcanti", referência ao deputado que, graças ao apoio do "baixo clero" da Casa, surpreendeu e venceu o pleito em 2005.
Contra esse fantasma, Henrique Alves fez campanha intensa. Em um jato emprestado pelo deputado e ex-governador de Minas Newton Cardoso (PMDB), pediu votos ao lado de governadores, inclusive de Eduardo Campos (PSB-PE), para enfraquecer o adversário Júlio Delgado.
Além da escolha do presidente, os deputados ainda vão confirmar os outros seis cargos na Mesa Diretora e quatro suplências, que já foram reservadas conforme o tamanho das bancadas.

Informações da Folha

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp