Política

UPB acredita em veto a regras de repasse de royalties

Gilberto Jr.
Maria Quitéria crê que em seis meses veto aos royalties pode acontecer  |   Bnews - Divulgação Gilberto Jr.

Publicado em 06/02/2013, às 08h04   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, avaliou como positiva toda a movimentação de prefeitos em Brasília na última semana para debater na capital sobre questões municipalistas comuns a todos os gestores nacionais. Em específico, a prefeita acredita que há a possibilidade real de haver o veto à regra de distribuição dos royalties do petróleo entre estados.

Segundo Quitéria, o trabalho feito na capital e que ainda continua a ser feito pelas entidades municipalistas é o de sensibilizar deputados federais para que estes se juntem em prol da causa. Um veto à nova política poderá fazer com que os royalties da extração do petróleo distribua entre os estados novas verbas que possam compensar uma série de perdas e dificuldades de prefeituras. Ela revela que os parlamentares estão favoráveis à briga e que em breve poderão trazer novidades.

“Está sendo criada uma comissão especial para debater esta reivindicação dos royalties para que haja um debate em primeira instância. Só o que podemos fazer é mobilizar os deputados e eles têm se mostrado favoráveis à causa. É uma maneira mais rápida que temos para viabilizar novos recursos, pois uma reforma tributária não é um assunto que se resolveria tão rapidamente. A mesma coisa com o pacto federativo, que não vai se resolver da noite para o dia”, comparou a prefeita.

Maria Quitéria refletiu também que a construção lenta do fortalecimento das bancadas tem a capacidade de mudar o atual cenário, uma vez que o Rio de Janeiro, principal opositor do veto, não tem bancada forte o suficiente para impedir uma reivindicação nacional. A prefeita acredita também que em até seis meses o veto tenha condições de sair caso o movimento permaneça ativo e atuante e que a movimentação das entidades e deputados do nordeste, os maiores interessados, serão fundamentais para alcançar o objetivo.

Publicada no dia 05 de fevereiro de 2013, às 17h08


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp