Política

Gildásio assume posto de conselheiro com promessa de independência

Imagem Gildásio assume posto de conselheiro com promessa de independência
Novo membro da corte foi recebido com honras por colegas de TCE e ex-pares da Assembleia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/02/2013, às 07h37   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O desafio do mais novo membro da corte do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Gildásio Penedo, é manter a atuação técnica que o caracterizou na Assembleia Legislativa deixando de lado os vínculos partidários históricos que o levaram até o cargo almejado. Penedo tomou posse na manhã desta terça-feira (5) com a promessa de “procurar nessa nova missão pública, não mais partidária, manter um olhar mais ampliado no que tange a política de estado”.

O clima na cerimônia de posse foi uma mistura de nostalgia – entre os diversos deputados que conviveram com Penedo durante os quatro mandatos – e expectativa – dos conselheiros que vão dividir a “mesa” com o novo colega. O presidente da corte, Zilton Rocha, também egresso da Assembleia Legislativa, destacou isso.

“Na minha opinião, ser oriundo do parlamento não fere a independência nem com relação ao Executivo, tampouco com o Legislativo. A minha relação com o governador Jaques Wagner, por exemplo, é cristalina Eu cumpro o meu papel de conselheiro. O fato de ter sido um representante da Assembleia não atenta contra isso. Ele (Penedo) deixa de ser um parlamentar para exercer a função de magistrado e julgar conta. Acho que o conselheiro Gildásio fará isso de forma transparente”.

Quanto às expectativas, Zilton ressaltou o fato de Penedo ser jovem num momento em que o TCE precisa renovar os quadros e ter a capacidade de dialogar com as novas tecnologias. “ Nós estávamos aguardando o conselheiro efetivo e o jovem traz oxigenação. A própria realidade histórica do momento em que a gente vive em relação às novas tecnologias e da informação de modo geral. Portanto, trazer um jovem para o TCE é afinar a corte com o momento histórico. A expectativa é muito positiva”.

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), também manifestou apoio a Penedo. “Fico muito à vontade com a escolha dele. Até porque o então deputado Gildásio Penedo era meu adversário político na minha terra natal e eu era adversário na terra natal dele. Nós éramos adversários. É na divergência que conhecemos as pessoas. Foi um dos homens mais preparados e mais sérios que conheci no parlamento baiano. O deputado Gildásio Penedo é incorruptível. Perdemos um grande deputado e o TCE ganhou um grande conselheiro”.

O deputado Cacá Leão (PP) também prestigiou a posse do colega, enaltecendo o papel de Penedo como referência para os pares mais novos. “O deputado Gildásio tem todos os predicados para ser um grande conselheiro do TCE. Sempre foi uma referência para os mais novos. É um deputado de quatro mandatos, jovem, correto e sério. Firme com as palavras a Casa perde muito com a sua saída, mas o TCE ganha um grande conselheiro”.

Ao fazer o juramento e se tornar conselheiro, Penedo prometeu independência e transparência. O dia a dia é que vai deixar claro qual o papel que o ex-deputado terá na corte de contas. As expectativas são todas favoráveis.







Publicada no dia 05 de fevereiro de 2013, às 17h3


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp