Política

Contas da Sucop são rejeitadas pelo Tribunal

Publicado em 06/02/2013, às 18h19   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quarta-feira (06), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), relativas ao exercício de 2011, da responsabilidade de Sósthenes Tavares de Macêdo Almeida.

O relator, conselheiro Paolo Marconi, determinou a formulação de representação ao Ministério Público contra o gestor e imputou multa no valor de R$ 20 mil. Ainda cabe recurso da decisão.

A relatoria identificou a existência de sete processos licitatórios ou seus respectivos aditivos e seis processos de dispensas e/ou inexigibilidade sem tramitação na 1ªInspetoria Regional de Controle Externo para análise mensal, impedindo o exercício da ação fiscalizadora do TCM, envolvendo recursos no total de R$ 25.981.186,68.

Além disso, foi comprovado o descumprimento da Lei nº 8.666/93 em decorrência de prorrogação irregular de contrato, em detrimento da realização de novo procedimento licitatório.

O relatório também registrou as seguintes ressalvas: indisponibilidade financeira para adimplemento das obrigações pactuadas no Passivo Financeiro; existência de déficit orçamentário, demonstrando que a Administração gastou mais do que arrecadou; insubsistente Relatório de Controle Interno; e divergência na escrituração dos demonstrativos contábeis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp