
O prefeito de Salvador não deixa de surpreender a população com as suas atitudes. Na tarde desta segunda-feira (3), o gestor convocou uma reunião com todo o secretariado para externar as dificuldades da prefeitura e afirmou que será necessário fazer diversas reformulações nas pastas.
A versão oficial do secretário de Comunicação, Diogo Tavares, dá que em meio à discussão, o secretário de Governo, João Cavalcanti, teria se levantado e colocado o cargo à disposição do prefeito para que ele tivesse liberdade para ajustar sua equipe.
A reportagem do Bocão News apurou, no entanto, que a mudança do secretariado promovida por João Henrique tem a ver com a aproximação do prefeito com o PP, partido do ministro das Cidades Mário Negromonte. Ao informar sobre as mudanças, o prefeito teria deixado clara amotivação política, ou seja, a necessidade de fazer ajustes para atender ao novo parceiro político.
Em contato com o Bocão News, o secretário Fábio Mota, dos Serviços Públicos, confirmou a sua exoneração. Mota, que esteve presente na reunião, disse ter recebido a informação sobre a sua exoneração após sair da reunião por João Cavalvanti. O ex-secretário afimou que sai com o sentimento de dever cumprido.
Além dele, a reportagem apurou a confirmação da saída dos secretários José Rodrigues, da Saúde, Euvaldo Jorge, dos Transportes e Infraestrutura, Flávio Mattos, da Fazenda e do próprio João Cavalcanti, de Governo.
Ao Bocão News, o secretário da Educação, João Carlos Bacelar, informou ter sido convidado a permanecer no cargo e aceitado.
Outras motivações
De acordo com fontes deste site ligadas à prefeitura, outra razão que levou João Henrique a adotar a medida drastica é a preocupação do gestor em reverter o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que rejeitou as contas dele em 2009. Segundo as informações, JH estaria negociando com vereadores e suplentes para levar para a Câmara Municipal nomes com experiência que possam trabalhar na articulação com os outros edis para que as contas sejam aprovadas no legislativo municipal.
No entanto, o tiro pode sair pela culatra, de acordo com as mesmas fontes, a próxima eleição vai ser justamente para vereador e prefeito, o que pode jogar um balde de água fria nos planos do marido da deputada estadual Maria Luiza Barradas, já que alguns podem voltar a trás e não se esforçarem para reveter a decisão do TCM.
Além disso, na avaliação de políticos consultados por este site, o prefeito pode se ver nas mãos de vereadores. Que certamente pedirão algo em troca. No entanto, o prefeito está sem recursos e, portanto, pode não conseguir cumprir com os compromissos assumidos neste momento.
Matéria postada originalmente às 20h30 do dia 03.12.2010