Política

Carballal sofre nova derrota e Euvaldo Jorge assume Transporte

Imagem Carballal sofre nova derrota e Euvaldo Jorge assume Transporte
Pepista teve quatro votos enquanto petista teve o dele e o de Alberto Braga do PSC, partido recém chegado na base de Wagner  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/02/2013, às 16h24   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)



O vereador Henrique Carballal (PT) perdeu mais uma batalha em pouco menos de dois meses. Primeiro, o petista tentou viabilizar a candidatura à presidência da Câmara Municipal de Salvador, não logrou êxito. Nesta terça-feira (19), esperava ser eleito presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais, não conseguiu.

Euvaldo Jorge (PP) conseguiu arregimentar quatro dos sete votos. Carballal teve dois: o dele e o de Alberto Braga (PSC). Braga também estava no páreo. Abriu mão, na última hora, votou no petista – o PSC acaba de entrar na base do governo estadual de Jaques Wagner – e colocou a candidatura para vice. Foi eleito para a vaga por unanimidade.

""Para mim, é uma honra ser presidente da Comissão de Transporte. Meu objetivo é fiscalizar para contribuir para solucionar um dos problemas mais críticos da cidade que é a mobilidade. Vamos propor audiências e discutir com toda a cidade essas questões para que as passem gastem menos tempo se deslocando pela cidade", prometeu.

Sobre a acirrada disputa pela presidência do colegiado, Euvaldo Jorge preferiu não fazer polêmica. "Foi uma disputa sadia de três pessoas que queriam fazer o melhor para a cidade. Uns perdem outros ganham, mas quem sai vitoriosa mesmo é a cidade do Salvador", declarou.

Nos bastidores corre que a derrota de Carballal significa uma quebra de acordo. Com foi noticiado anteriormente, a oposição teria direito à indicação da comissão – e esta seria Carballal – após ter apoiado Paulo Câmara para presidência. Pelo visto, pesou mais a sensação de que o petista não teria uma postura conflitante à frente da comissão.

Atribui-se a Carballal uma relação de proximidade grande com a iniciativa privada no setor de Transportes. O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o secretário da pasta dos Transportes, José Carlos Aleluia (DEM), deixaram claro que vão intervir no sistema e que o fazendo criaram uma situação conflituosa, em determinados momentos, com os empresários do ramo.

Nas outras nove comissões, todas instaladas nesta terça, não houve problema. Destaque para Kiki Bispo (PTN) que, além de “herdar” o mandato do pai, fica agora com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), local onde o Everaldo Bispo fez carreira no Legislativo soteropolitano.


Com informações do repórter Marivaldo Filho
Matéria publicada dia 19 de fevereiro às 10h24

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp