Política

Deputado quer pressão do governo para ferrovia sair do papel

Imagem Deputado quer pressão do governo para ferrovia sair do papel
João Leão (PP) diz que falta vontade política para viabilizar a Ferrovia Oeste-Leste  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/02/2013, às 18h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A Ferrovia Oeste-Leste, decantada como grande solução para o desenvolvimento integrado destas regiões do Brasil, segue a passos de tartaruga e é mais uma das realizações do Governo Federal que se mostra incapaz de se realizar. Contrariado com a situação, o deputado federal João Leão (PP) acredita que falta “vontade política” para viabilizar a construção da ferrovia e que o Governo do Estado precisa organizar uma ofensiva para a obra.
“O governo tem que sentar com o governo federal e a Valec para tirar a Fiol do papel”, afirmou à Tribuna da Bahia. O deputado, na época em que foi secretário de Infraestrutura do Governo do Estado, conviveu em intimidade com as obras pelo interior do Estado e viu os poucos progressos que a ferrovia alcançou no período. Desde então, ele alega, há 45 milhões de toneladas de produtos prontas para serem transportadas Brasil afora apenas esperando que a ferrovia seja inaugurada.
“Nem a Trans-nordestina nem a Ferrovia Norte-Sul têm tanta demanda como a Ferrovia Oeste-Leste”, apela João Leão. As obras começaram há cerca de um ano mas, segundo os registros oficiais, alcançou apenas 5% do total. O grande problema da construção é a falta de concessão ambiental e desapropriação de terras. Além disso, o Tribunal de Contas da União identificou uma série de irregularidades em contratos de trechos da obra. A ferrovia Oeste-Leste é a segunda maior obra sob a batuta do Programa de Aceleração do Crescimento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp