A Ferrovia Oeste-Leste, decantada como grande solução para o desenvolvimento integrado destas regiões do Brasil, segue a passos de tartaruga e é mais uma das realizações do Governo Federal que se mostra incapaz de se realizar. Contrariado com a situação, o deputado federal João Leão (PP) acredita que falta “vontade política” para viabilizar a construção da ferrovia e que o Governo do Estado precisa organizar uma ofensiva para a obra. “O governo tem que sentar com o governo federal e a Valec para tirar a Fiol do papel”, afirmou à Tribuna da Bahia. O deputado, na época em que foi secretário de Infraestrutura do Governo do Estado, conviveu em intimidade com as obras pelo interior do Estado e viu os poucos progressos que a ferrovia alcançou no período. Desde então, ele alega, há 45 milhões de toneladas de produtos prontas para serem transportadas Brasil afora apenas esperando que a ferrovia seja inaugurada.
“Nem a Trans-nordestina nem a Ferrovia Norte-Sul têm tanta demanda como a Ferrovia Oeste-Leste”, apela João Leão. As obras começaram há cerca de um ano mas, segundo os registros oficiais, alcançou apenas 5% do total. O grande problema da construção é a falta de concessão ambiental e desapropriação de terras. Além disso, o Tribunal de Contas da União identificou uma série de irregularidades em contratos de trechos da obra. A ferrovia Oeste-Leste é a segunda maior obra sob a batuta do Programa de Aceleração do Crescimento.