Política

Caetano “despista” sobre convite para Sedur

Imagem Caetano “despista” sobre convite para Sedur
Ex-prefeito está focado na pré-candidatura ao governo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/02/2013, às 08h08   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp


A semana começou com mais um especulação em torno dos “ajustes” que o governador Jaques Wagner (PT) anunciou que faria, mas que efetivamente ainda não foram promovidos. A “bola da vez” é o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), que teria sido convidado para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Para isso, Cícero Monteiro deixaria o cargo.

Caetano negou que tenha conversado sobre o assunto com o governador. De acordo com ele, na última quinta-feira (21), durante a sessão especial de aniversário de 33 anos do PT, os dois falaram sobre diversos assuntos, mas nenhum convite foi feito na oportunidade. Em conversa com a reportagem do Bocão News, no entanto, o ex-gestor revela que outra reunião está agendada.

Após a decisão da Executiva estadual do partido ter reconhecido o nome de Caetano como um dos pré-candidatos ao governo, ao lado de Rui Costa (Casa Civil), José Sérgio Gabrielli (Planejamento) e Walter Pinheiro (senador), o ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) colocou o time em campo.

A primeira medida foi assumir, de vez, o diretório municipal do partido em Camaçari. Na cidade que administrou por oito anos e elegeu o sucessor, Ademar Delgado, Caetano conseguiu colocar a esposa, deputada estadual Luiza Maia como presidente “tampão” e agora retira o poder de filiação das mãos de um dos mais fortes desafetos, Carlos Silveira.

A história dos dois é antiga, mas de forma objetiva, Silveira, que é fundador do PT no estado, representava um risco à defesa do nome do ex-prefeito em seu município. Caetano, quando questionado, preferiu não adentrar no assunto. O que se sabe é que a corrente petista Esquerda Popular Socialista (EPS), na qual Silveira militava, manobrou em acordo com Luiza e Caetano entregando aos dois o controle de filiação em Camaçari.

Na costura que transcende o rico município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), Caetano agendou para esta segunda-feira (25), uma reunião com dirigentes do partido às 14 horas. No sábado (23), o ex-prefeito conversou com o presidente estadual do PT, Jonas Paulo. Na oportunidade, reforçou suas intenções.

Sobre a possibilidade de prévias internas, Caetano não descarta, mas acredita na “maturidade dos nomes postos” para buscar um entendimento que não exponha o partido. Para Caetano, o DNA democrático do PT, no entanto, deixa aberta a porta para disputa interna que, eventualmente, pode acontecer.

Outro dado que não pode ser descartado em qualquer composição de secretariado de Wagner é que indisposição do governador em mexer no primeiro escalão após a imprensa noticiar. Isto leva a crer que Caetano pode estar “despistando” para não ser colocado na lista do comandante do Executivo estadual.

Publicada no dia 25 de fevereiro de 2013, às 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp