Política

Vereador quer trocar copos descartáveis por ecológicos na cidade

Imagem Vereador quer trocar copos descartáveis por ecológicos na cidade
Marcell Moraes diz que copos ecológicos são mais baratos e se degradam rapidamente  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/02/2013, às 08h05   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Os copos descartáveis usados para beber água e cafezinho são usados em todos os lugares em todo o mundo, mas se depender do vereador de Salvador Marcell Moraes (PV), as repartições públicas municipais vão mudar o costume. O parlamentar apresentou um projeto que propõe substituir os copos descartáveis por uma alternativa chamada “ecológica”.
Trata-se de um copo feito a partir de palha de milho e madeira reflorestada, que custaria bem menos do que os copos descartáveis tradicionais. Para não ser motivo de chacota, o vereador foi à Câmara e trouxe copinhos consigo e provocou os colegas a beber um pouquinho na novidade. Os colegas, segundo Moraes, gostaram da novidade e apoiaram seu projeto.
“A minha ideia foi fazer com que os meus colegas vereadores percebessem na prática o quanto pode ser simples ser amigo do meio ambiente. Todo mundo gostou. Foi um sucesso e agora é levar a pauta ao plenário e aprovarmos o projeto o quanto antes”, diz o vereador. Ele também veio preparado com as contas certas para convencer os colegas. 
Segundo Moraes, os copos ecológicos precisam de 18 meses para se decompor. Os copos normais, ao contrário, exigem pelo menos 100 anos. Financeiramente, também valeria a pena. Quatro mil copos descartáveis podem ser comprados por R$ 120. A mesma quantidade de ecológicos custam R$ 90 de acordo com seus estudos. Para além da Câmara, prefeitura e escolas municipais, por exemplo, também teriam de usar os copos ecoógicos no lugar dos convencionais.

Nota originalmente postada às 14h do dia 26

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp