Política

ACM Neto avisa: "Salvador não está preparada para as chuvas"

Imagem ACM Neto avisa: "Salvador não está preparada para as chuvas"
Prefeito fez balanço dos dois meses de gestão na sede da FIEB  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/03/2013, às 07h24   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)




O balanço de atividades dos dois primeiros meses de gestão em Salvador foi divulgado pelo prefeito ACM Neto, no início da noite desta quinta-feira (28), na sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), no Stiep. Os avanços e as dificuldades na "arrumação da casa" nos sessenta dias na administração foram elencados. Neto demonstrou preocupação com o período das chuvas que se apróxima e afirmou que "a cidade não está preparada.

Medidas emergenciais estão sendo tomadas pela prefeitura a fim de minimizar os estragos causados pelas chuvas. Entre as medidas, destaca-se a retirada das pessoas da área de risco. Para incentivar a saída dos moradores de locais considerados "de risco", Neto aumentou o "auxílio-moradia". Além disso, o prefeito de Salvador prometeu apresentar, até o dia 10 de março, o projeto "Operação Chuva".

A baixa arrecadação é considerada um dos maiores problemas para a administração da cidade. Pensando em soluções para aumentar os recursos para a cidade, a escolha do local para a apresentação do balanço foi feita "sob medida". Os empresários baianos são alvos dos Democratas. Isto porque, a despeito de problemas pontuais com os petistas, há seis o governo Jaques Wagner vem dialogando com a Fieb, tornando próxima a relação que outrora era turbulenta.

A fim de "estreitar os laços" com os empresários, Neto convidou a Fieb para encabeçar, juntamente com a prefeitura, o projeto Salvador Negócios, que será uma agência promotora de negócios e desenvolvimento econômico para a cidade. "Acredito que a Fieb é a parceira ideal neste processo", declarou ACM Neto.

Orla

Sete locais foram escolhidos pela equipe da prefeitura para receber as primeiras intervenções na orla da cidade. São Thomé de Paripe e Tubarão, no Subúrbio Ferroviário; Penha (Ribeira); Barra; Rio Vermelho; Jardim de Alah até a Boca do Rio; e Itapuã. "Estamos trabalhando para que já a partir do próximo verão tenhamos uma orla marítima de Salvador totalmente diferente", garantiu o prefeito Neto.

Louos e PDDU

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e a Lei de Ordenamento, Uso e Ocupação do Solo (Louos) também estiveram em pauta, durante a apresentação do prefeito. Segundo Neto, já estão avançadas as negociações com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) a fim de "desjudicializar" tanto a Louos quanto o PDDU. Para isso, o democrata garantiu que fará "uma revisão completa do plano diretor ainda este ano" e que respeitará "todos os prazos legais para que não volte a pairar o clima de insegurança jurídica" na cidade.

"Não vamos conseguir mudar a realidade de Salvador sem quebrar paradigmas. As pessoas temem essas mudanças, mas elas são fundamentais para a cidade. Quero o apoio da sociedade para implementar essas medidas. Solução magica não existe, mas com trabalho, dedicação e respaldo social, conseguiremos fazer significativas transformações para a nossa cidade", finalizou o prefeito ACM Neto.


Publicada no dia 28 de fevereiro de 2013, às 18h24

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp