Política

Assunto da coletiva de ACM Neto na prefeitura foi outro

Imagem Assunto da coletiva de ACM Neto na prefeitura foi outro
Prefeito mantém confiança em secretário da Fazenda e marca apresentação de programa Alfa & Beta  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/03/2013, às 17h29   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp


O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) convocou a imprensa para apresentar o calendário de pagamento dos servidores e a mudança do banco que vai administrar as contas, mas durante a coletiva desta quarta-feira (6) ficou claro que o objetivo real foi outro. Neto fez questão de defender o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo, que tem sido criticado nos últimos dias e que responderia a ações em outros estados por onde atuou na gestão pública.

"O secretário Mauro Ricardo tem a minha mais absoluta e irrestrita confiança. Vocês devem imaginar que, quando eu penso em colocar uma pessoa na minha equipe, eu faça uma avaliação completa do histórico desta pessoa. E, em relação a ele, eu sabia desde o começo de todos os processos aos quais ele responde", esclareceu o prefeito. 
Ele também ressaltou que todos os secretários são responsáveis pelos seus atos e que em caso de erros, os próprios vão responder. Contudo, quando a acusação for, no julgamento de Neto, injusta, os secretários serão defendidos pelo chefe do Poder Executivo municipal.

A forma como conduziu o caso de Maurício Ricardo, para ACM Neto, demonstra que ele não descumpre o próprio decreto, que proibe que haja quadros na prefeitura que descumpram a Lei da Ficha Limpa. "Queria saber se algum prefeito do Brasil cumpre à risca a medida como eu", desafiou. O prefeito não poupou palavras para falar do caso e atestou que "ninguem desestabilizará a prefeitura". Considera inclusive que as tentativas ocorrem porque a gestão atual mexeu em "alguns vespeiros" e garante que o processo de apuração de irregularidades continuará. "Todo mundo sabe quem são as pessoas envolvidas nisso. Elas querem impedir a prefeitura de descobrir o que há de errado na cidade".

Os desabafos do administrador continuaram quando entrou em pauta entre as perguntas dos jornalistas o novo plano de educação da Prefeitura, com a implantação do sistema Alfa & Beto. Com todas as palavras, Neto acusou os vereadores da oposição de tentarem criar factoides usando seu espaço na Câmara de Salvador para criticar o novo modelo. As críticas, ele indica, são feitas por parlamentares que sequer conheceriam o projeto.

"É um projeto altamente reconhecido e exitoso em todo o país. Óbvio que toda mudança importante gera reações e resistência de quem deseja ficar estacionado no mesmo lugar. Mas entendemos que a Educação tinha uma necessidade de intervenção", explicou. ACM Neto diz não entender determinadas posturas de professores e fez novo desafio. "Quero que me digam quem foi o prefeito que em dois meses de mandato chamou a APLB para conversar no gabinete. Eu vou sempre ceder quando puder. Quando puder, não vou ceder".


A polêmica promete continuar e o prefeito diz que não se esconderá dela. Nesta quinta-feira (7), acontece uma apresentaçãooficial  do programa da secretaria da Educação Alfa & Beto e haverá coletiva de imprensa para repassar os detalhes da medida. Após o anúncio, é esperada uma série de reações negativas por parte dos professores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp