Política

Valmir destaca a luta das mulheres do campo contra o machismo

Imagem Valmir destaca a luta das mulheres do campo contra o machismo
Parlamentar discursou na Câmara Federal sobre a ocupação em Itabela  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/03/2013, às 19h13   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



O pronunciamento foi feito na tarde desta quarta-feira (6) em Brasília, quando o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) disse que a luta das mulheres é para denunciar a desigualdade social provocada pelos grandes latifundiários na região e reivindicam a negociação da dívida que vários trabalhadores rurais possuem com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em todo o estado.

No dia 4, mais de 1.200 mulheres integrantes da Via Campesina ocuparam nesta segunda-feira (4) uma área da Veracel Celulose no município de Itabela (BA). Outras duzentas famílias ocuparam duas áreas da Suzano celulose no município de Teixeira de Freitas, abrindo assim a jornada de mobilização das mulheres no estado da Bahia. Pela terceira vez consecutiva as Sem Terra ocupam as terras de empresas de eucaliptos denunciando a sociedade a ofensiva do agronegócio e os impactos ambientais e sociais que essas empresas provocam na vida da população.

"As mulheres do mundo, em virtude do dia internacional da mulher, realizam uma série de protestos, reivindicando direitos de igualdade, saúde, lutam contra o patriarcalismo e o machismo que é estruturante em nossa sociedade. Com as mulheres camponesas do Brasil não é diferente. A Jornada de Lutas das Mulheres da Via Campesina iniciou-se essa semana e, pelo segundo ano consecutivo, a Bahia inaugurou as ocupações de terra que marcam a jornada de lutas".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp