Política

Leur Jr. cobra do governo esclarecimento sobre a ponte Salvador-Itaparica

Roberto Viana
Governo já teria contratado consultoria no valor de R$ 40 milhões  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 12/03/2013, às 20h53   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia, Leur Lomanto Jr. (PMDB), questionou hoje (12) o governo a respeito do anúncio de três licitações para contratação de empresas que farão estudos para a implantação da ponte Salvador-Itaparica.

Uma das consultas públicas prevê o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), conforme anunciado pelo secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli. Entretanto, o parlamentar lembra que o governo já havia contratado com dispensa de licitação, uma consultoria paulista, no valor de R$40 milhões para estudar e elaborar o projeto.

“Será que a empresa anteriormente contratada já não previa esse estudo de impacto ambiental? Uma empresa que se propõe a estudar a implantação de um empreendimento desse porte já deve ter como uma das atividades, a entrega do documento técnico, onde se avalia as consequências para o ambiente, decorrentes do projeto. Vale lembrar que o próprio secretário havia dito que a consultoria contratada tinha o dobro do número de técnicos que a soma de todas as outras consultorias relevantes, portanto é preciso mais esclarecimentos sobre essa questão”, enfatiza Leur Jr.

O peemedebista destaca a exigência do estudo de impacto ambiental, presente na Constituição Federal para instalação de obras que ofereçam riscos de degradação ao meio ambiente, mas destaca a necessidade de mais explicação sobre o processo de contratação de mais empresas pelo governo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp