Política

Ministério Público pede bloqueio dos bens de João Henrique

Imagem Ministério Público pede bloqueio dos bens de João Henrique
Se o pedido for atendido pela Justiça, João Henrique pode ter seus direitos políticos suspensos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/03/2013, às 12h27   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Os promotores de Justiça que integram o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam)  querem que o ex-prefeito de Salvador, João Henrique de Barradas Carneiro, devolva R$ 15,1 milhões para ressarcir prejuízos causados aos cofres públicos durante a sua gestão, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (13), pelo jornal A Tarde.
Segundo a publicação, o pedido foi feito em ação civil pública. Na ação, os promotores de Justiça Heliete Viana, Rita Tourinho, Adriano Assis, Célia Boaventura e Patrícia Medrado, pedem, em caráter liminar, a indisponibilidade de bens do ex-gestor municipal no valor do déficit gerado.
Se o pedido for atendido pela Justiça, João Henrique pode ter seus direitos políticos suspensos de cinco a oito anos, ter de pagar multa civil de até duas vezes o valor do dano, bem como ser proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais ou creditícios por um prazo de cinco anos.
Ainda segundo o jornal, a ação revela que a principal causa do déficit foi a abertura de créditos suplementares por anulação de dotações, ultrapassando o limite estabelecido na Lei Orçamentária, bem como a abertura de créditos da mesma natureza por excesso de arrecadação sem a comprovação, em contrapartida, de recursos disponíveis. As irregularidades aconteceram nos exercícios de 2009 e 2010, anos nos quais o então prefeito teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.

Nota originalmente publicada às 6h54 do dia 13/03

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp