Política

Secretaria de Salvador tenta emplacar “IPTU Verde” em reforma tributária

Imagem Secretaria de Salvador tenta emplacar “IPTU Verde” em reforma tributária
A pasta comandada pelo PV busca medidas para beneficiar quem preserva o meio ambiente  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/03/2013, às 20h09   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Proposta encaminhada ao Prefeito ACM Neto e ao secretário da Fazenda Mauro Ricardo pela Secretaria Cidade Sustentável – SECIS, sugere que a reforma tributária que será executada pela administração municipal inclua a formulação de benefícios tributários à quem implementar elementos de sustentabilidade em construções, além de associação com práticas sustentáveis.

A proposta se baseia na criação de um Selo Verde, que contemplará edifícios e condomínios que tiverem em seus projetos e na operação ações como reutilização da água servida, captação da água da chuva, sistemas de captação de energia solar ou eólico, coleta seletiva, área verde e manutenção de espaços públicos, entre outros. Cada elemento associado representará pontos, que somados, promoverão um desconto no IPTU, e serão fiscalizados anualmente para manutenção do beneficio.

Para o secretário da Cidade Sustentável Ivanilson Gomes, a proposta começa a colocar Salvador no mapa das cidades que começam a entender a sustentabilidade como um valor econômico: “práticas sustentáveis tem impacto direto na economia da cidade. Imagina um edifício que, apartir da implantação da coleta seletiva, produz metade do lixo que produzia antes? Passa a gerar renda além de economia para o município pois a prefeitura gastará menos com coleta e destinação de lixo. É uma nova cadeia econômica surgindo no lugar de antigas práticas”, declarou o secretário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp