Política

Professores da Uesb paralisam atividades nesta quinta-feira

Divulgação
Docentes protestam das precárias condições de trabalho  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/03/2013, às 22h22   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Assim como os estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista, paralisaram as atividades nesta manhã (20), os professores irão paralisar também nesta quinta-feira (21). Os docentes protestam das precárias condições de trabalho e pelo estrangulamento orçamentário vivido pelas universidades.

Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) realizam nesta quinta (21), o Dia Estadual de Luta para pressionar o governo a atender as reivindicações da campanha salarial 2012/2013 e mobilizar a categoria. Eles reivindicam reajuste salarial de 28%, percentual mínimo de 7% da receita líquida do Estado para o orçamento das Ueba e revogação da lei 7176/97, que fere a autonomia das universidades.

Segundo o Blog Resenha Geral, a categoria também quer ampliação do quadro docente – regido pela lei 11638/10 – além do aumento de vagas para o quadro de cargos e funções. Esta defasagem impede a promoção docente, a abertura de concursos públicos e consequente contratação de professores, assim como impossibilita o pagamento de gratificação, por exemplo, a docentes que ocupam coordenações de novos cursos.

Além disso, os professores denunciam a falta de planejamento orçamentário da Uesb que não prioriza a garantia de direitos trabalhistas aos docentes. A morosidade no andamento de processos internos e a carência de infraestrutura adequada são outros problemas pelos quais o movimento reivindica melhorias.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp