Política

Restos a notar: sobre a ponte e os saudosos xaréus

Imagem Restos a notar: sobre a ponte e os saudosos xaréus
Três deputados estaduais podem deixar o PP  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/03/2013, às 08h57   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)*


FacebookTwitterWhatsApp

Praticamente em toda entrevista feita por um jornalista que resulta em uma nota, matéria, reportagem ou em uma publicaação de ping pong “sobram” declarações, comentários, análises e o rescaldo que não são utilizados ali. Muitas destas são interessantes, mas ficam de fora por uma razão ou outra. Este é o conceito desta coluna. A ideia é que em conversa de repórter, seja com fonte ou entre colegas, tudo que não é off pode ser usado e tudo que é usado potencialmente interessa a alguém.

Um dos poucos


O entusiasmo com o qual o secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli (PT), fala sobre a Ponte Salvador–Itaparica quebra barreiras e convence. Em contraponto aos olhos que brilham ao defender o essencial equipamento, está o histórico recente da atual gestão. Contudo, um deputado petista lembra que Gabrielli, a despeito de ser pré-candidato à sucessão de Jaques Wagner, é um técnico que une a experiência política com a capacidade executiva. É um dos poucos gabaritados para a tarefa.

Sonho

Petista com trânsito livre dentro do Palácio de Ondina garante que se engana quem pensa que o governador Jaques Wagner está preocupado apenas com ponte e metrô. O governo é complexo e, segundo o próprio, muito tem sido feito para reduzir os efeitos negativos da seca que atinge o estado de forma brutal nos últimos três anos. Mas não se pode deixar de sonhar, ainda conforme fonte deste site, e neste sentido o governador imagina terminar o mandato em 2014 com a pedra fundamental da ponte colocada em grande ato público.

Coerência

Da boca de Wagner ninguém ouviu que prefere este ou aquele petista para disputar a sua cadeira na governadoria em 2014. Embora seja corrente a tese de que Rui Costa (Casa Civil) é o cara, o gestor expõe aos interlocutores aquilo que é a esperança de Marcelo Nilo (PDT): com as condições postas, cada um é responsável pela construção da candidatura. Neste sentido, Costa tem uma missão que pode lhe render frutos. O comitê estadual de ações de combate aos efeitos da seca, coordenado pelo chefe da Casa Civil, tem potencial para ajudar muita gente e estabelecer relações não apenas políticas, mas deve ser mais eficiente, na opinião do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do estado da Bahia, Humberto Miranda.

Punição

Mais dentro do que fora, mesmo que não lembrado, Luiz Caetano está em franca campanha. Até agora, vem ganhando apoio nos bastidores, mas a costura não será fácil, ainda mais se continuar se expondo ao ponto de ser multado com tanta antecedência.

À espera da ponte


A complexidade do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Macro Área de Influência da Ponte Salvador-Itaparica deixou muitos dos deputados presentes na reunião da comissão de infraestrutura da Assembleia, realizada na terça-feira (26), perplexos. Entre os que acompanhavam a síntese do planejamento apresentada por Gabrielli alguns se entusiasmaram, outros se mostraram céticos e criticaram. Um não resistiu e dormiu. Este foi o personagem das resenhas e ganhou a alcunha de: à espera da ponte!

Migração

Três deputados estaduais - Ronaldo Carletto, Luiz Augusto e Aderbal Caldas – podem deixar o PP nos próximos dias. O destino seria o PSL de Nelson Leal e Deraldo Damasceno. Brigas internas motivaram o trio a pensar na possibilidade de deixar o guarda-chuva de João Leão. Inclusive, nos bastidores corre que na convenção do partido, marcada para o próximo dia 11 de abril, o deputado federal pode assumir o comando da sigla no estado e se isso acontecer melhora as chances de manter os três.

TCM

No dia 26 de março de 2014, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Paulo Maracajá, completa 70 anos e terá que se aposentar compulsoriamente. Esta é uma vaga atrativa aos olhos de pelo menos dois atores políticos do estado na atualidade. Marcelo Nilo (PDT) tenta cavar uma vaga na chapa majoritária de 2014, caso não consiga, pretende elevar o passe e conseguir a cadeira no órgão de controle externo – ele nega publicamente a conjectura -. Mário Negromonte (PP) também não fala abertamente, mas comenta-se que vai impulsionar a candidatura do filho Mário Júnior para a Câmara Federal e que a ideia é assumir o posto de conselheiro.

Otto Alencar

O trabalho no Tribunal de Contas do Estado (TCE) é diferente daquele que pode ser feito no TCM. No segundo é possível fazer política. O trânsito de prefeitos e vereadores é grande. Otto Alencar estava lá quando foi chamado para ser vice de Wagner. Agora, representa risco para os petistas no projeto de 2014. Não por acaso o presidente do PSD na Bahia, que já era uma forte liderança política e agora é ainda mais. O exemplo foi bom e tem gente querendo seguir.

Resta um

Os partidos com representação na Câmara Municipal de Salvador se antecipam para anunciar que votarão a favor do parecer do TCM que rejeitou as contas de 2009 do ex-prefeito de Salvador João Henrique. A decisão seria no dia 27 de março, mas não houve quórum, afinal está perto da páscoa e o feriado é sagrado não podendo ser profanado pelo o que os auditores narram no parecer. No entanto, interessante seria saber quais partidos serão contrários aos conselheiros e, portanto, a favor de João.

Xaréu

Embora a esperada inauguração da Arena Fonte Nova seja comemorada por quase a totalidade dos amantes do futebol que residem em Salvador, alguns lamentam o esquecimento do antigo nome: Octávio Mangabeira. Há também a preocupação com os quitutes do entorno. Mas os saudosos xaréus tiveram um alento. Entravam pela saída no final das partidas e na placa colocada pela comunicação visual do novo palco do futebol baiano estão convidados: para isso basta entender inglês.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp