Política

Prefeito nega troca-troca com empresários para viabilizar meia aos domingos

Gilberto Jr./Bocão News
ACM Neto negou que empresários trocaram meia por tarifa alta no metrô  |   Bnews - Divulgação Gilberto Jr./Bocão News

Publicado em 27/03/2013, às 18h25   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp

Jornalistas se intrigaram ao saber do prefeito ACM Neto que as empresas de ônibus não exigiram nenhuma contrapartida para aceitar o decreto municipal que permite ao usuário pagar meia-passagem aos domingos em qualquer trecho da cidade. Uma vez que a Economia ensina que “não existe almoço grátis”, o burburinho de bastidores indicaria que o “acordo” feito entre a prefeitura e os empresários envolveria uma composição futura do sistema com a entrega do metrô ao Governo do Estado.

Segundo o raciocínio exposto, a ideia seria a prefeitura defender junto ao Governo o maior repasse possível da tarifa de ônibus aos usuários que usassem os coletivos para acessar os 6 primeiros quilômetros da Linha 1 do metrô da capital. Desta maneira, o que se perderia aos domingos seria recuperado no novo trecho. O prefeito, entretanto, negou veementemente a possibilidade.

“Isto não aconteceu e quem está dizendo isso é porque não quer o sucesso da negociação e o bem da população. Nunca antes nós nos dobramos a pressão de empresários e não seria agora que nos dobraríamos aos interesses deles”, se defendeu. O prefeito acredita que a relação da prefeitura com os permissionários do transporte coletivo está em vias de mudança e uma prova desta confiança está no fato de que os empresários não impuseram nenhuma condição à gestão para implementar o projeto.

Assim como negou pressão dos grupos no metrô, Neto também garantiu que a relação com o governador Jaques Wagner e da Prefeitura com o Governo não sofre qualquer tipo de desgaste com o atual impasse pela entrega do metrô. O gestor afirma que a primeira rodada de negociações foi superada e que a falta de acordo está sob revisão de ambas as equipes técnicas, que trabalham atualmente em prol de novas propostas, que podem alcançar enfim a unanimidade até o final da semana que vem.

Neto citou que na próxima semana haverá um novo encontro entre ele e Wagner e que, na última semana, ambos se falaram por três oportunidades ao telefone para continuar a amadurecer o acordo da cessão do modal. O novo encontro pessoal, ocorrido pela manhã para tratad da Copa das Confederações, foi segundo ele mais uma prova de que não há nenhum desconforto entre ambos e que as interpretações neste sentido são “leituras equivocadas”.

“Espero bom-senso de lado a lado para resolvermos a questão. Nós tratamos o metrô com a disposição de sempre. Desde que nos reunimos com o governador pela primeira vez, depois das eleições, para tratar do assunto metrô, não desviamos um milímetro do nosso propósito”, argumentou o democrata. “O que quero agora é que se alcance um ponto de divergência e ele pode acontecer até a próxima semana.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp