Política

João Henrique irá na Lavagem do Bonfim?

Imagem João Henrique irá na Lavagem do Bonfim?
A dúvida é se o prefeito terá coragem para enfrentar as manifestações contrárias ao governo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/01/2011, às 11h40   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Com a proximidade da Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta (13), surgiu uma dúvida: será que este ano o prefeito João Henrique vai marcar presença numa das festas mais tradicionais do calendário político baiano? Ninguém sabe!

Oficialmente, o secretário municipal de Comunicação, Diogo Tavares, garante que ainda não discutiu a questão na esfera institucional, mas destaca que não há nenhuma preocupação especial com a exposição do prefeito.

Entretanto, nos bastidores do poder, a ausência do gestor é dada como certa. Especula-se que João Henrique, apesar de ser a autoridade máxima da capital, não irá à Lavagem por conta do desgaste do governo junto à opinião pública.  

O temor é que ele seja hostilizado por funcionários de terceirizadas que estão com salários atrasados, por estudantes - que não se conformam com o aumento na tarifa de ônibus - por servidores demitidos após a mais nova reforma ou até mesmo por cidadãos insatisfeitos com a crise político-administrativa vivida pela prefeitura de Salvador.

Outra possibilidade ventilada é de que ele acompanhe apenas a cerimônia inicial na porta da Igreja de Nossa Sonhara da Conceição da Praia. Depois, ao invés de seguir o cortejo até o Bonfim, ele sobe para o Thomé de Souza por uma rua aos fundos do templo que tem ligação com a Ladeira da Montanha.

Além disso, há a hipótese de que João Henrique fique em casa e mande como representante do Poder Executivo o vice-prefeito, Edvaldo Brito, que não tem medo do corpo a corpo com o povão.

Pelo visto, o mistério só será quebrado na quinta. Até lá, façam suas apostas!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp