Política

Salão de Turismo é aposta para combater crise no estado

Roberto Viana
São 74 municípios representados em stands e 250 operadoras internacionais  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 10/04/2013, às 20h42   Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)



O II Salão Baiano de Turismo foi aberto na noite desta quarta-feira (10) com a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), do governador Jaques Wagner (PT) e do prefeito da capital, ACM Neto (DEM). O evento é a principal operação de marketing e vendas do estado como destino turístico. São 74 municípios representados em stands e 250 operadoras internacionais.

O governador baiano destacou as ações para atrair e aumentar o número de visitantes ao estado. “Nós somos hoje o terceiro maior destino, o segundo em faturamento do Brasil, e a Bahia com seus encantos e diversidade consegue atrair através de vários destinos, bem como o turismo rural, enoturismo, o histórico, o religioso e o de praia. Realizamos a maior festa do mundo, que é o carnaval, a Stock Car, o São João e agora com a Fonte Nova que irá atrair um circuito de shows e será nosso cartão postal”.

Para o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli (PSB), a expectativa é superar o valor de negócios do ano passado. “Em 2012, foram R$ 50 milhões em negócios e nossa expectaiva é superar este ano”. Leonelli ainda afirma que a Bahia tem crescido, apesar da aparente queda em número de turistas no último ano. “A Bahia cresceu de 9 para 11 milhões de turistas, entre 2009 e 2011 e isso é um grande avanço. Salvador reduziu um pouco, mas foi devido ao aumento no número de leitos”, tentou explicar.

Segurança

Com os grandes eventos esportivos se aproximando, a capital baiana, que pode receber 70 mil estrangeiros na Copa do Mundo em 2014, deve garantir ações de segurança pública para a população. De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, as ações para Salvador já estão garantidas, apesar de ter sido considerada a segunda capital mais violenta do Nordeste.

“Estamos promovendo ações que deixe um legado para a população de Salvador, e assim criamos o Batalhão Turístico; reforçamos e adquirimos novas viaturas; formamos mais de 200 policiais voltados para a área turística, com gestão e atuação no Centro Histórico e de outras áreas de grande movimentação turística; compramos as bases comunitárias móveis que estão sendo colocadas em áreas turísticas, e ainda a instalação de 600 câmeras, que ficarão em grandes áreas de circulação e turísticas também”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp