Política

UPB foi convidada a participar do Comitê da Seca, diz Rui Costa

Imagem UPB foi convidada a participar do Comitê da Seca, diz Rui Costa
Petista desmentiu Maria Quitéria, que disse não ter sido chamada a integrar grupo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/04/2013, às 06h16   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp


Na última semana, uma audiência pública na Assembleia Legislativa viu a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, reclamar pelo fato de supostamente não ter sido convidada para participar do Comitê Estadual de Combate à Seca. Nesta quarta-feira (24), o coordenador do grupo, secretário Rui Costa, negou o fato e garantiu que Quitéria recebeu convite oficial e pessoal.
A prefeita de Cardeal da Silva alega que gostaria de participar das reuniões que acontecem nos territórios atingidos pela estiagem porque, como presidente da maior entidade municipalista do estado, tem conhecimento de causa para auxiliar na montagem de novas e melhores políticas para convivência com a seca. Porém, disse que o grupo foi feito e que a UPB foi excluída.
O deputado oposicionista Adolfo Viana (PSDB) criticou o governo durante audiência pública realizada pela Comissão de Meio-Ambiente da Alba e disse que as investidas do comitê não podem ser suficientemente eficientes se excluem os municipalistas do grupo. Desta maneira, sobra aos prefeitos apenas a opção de implorar ao Governo federal a desburocratização das verbas. Ele lembrou que, em Pernambuco, um esforço semelhante para lidar com a estiagem envolve não só a entidade dos gestores como também órgãos da sociedade civil.
O secretário Rui Costa, entretanto, desmentiu Maria Quitéria e disse que o convite para integrar o quadro de participantes do Comitê de Combate à Seca veio em caráter oficial e também foi feito à prefeita no dia de sua eleição de presidente, ocorrida em janeiro. “Ainda estamos esperando a prefeita Maria Quitéria nos dar a alegria da sua presença”, explicou.
Como maneira de reforçar o equívoco da presidente da UPB, Costa disse que o vice-presidente da entidade, o prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio, já se juntou ao grupo em algumas ocasiões e que, mesmo assim, a UPB é bem-vinda e necessária a se juntar aos debates do comitê quando julgar necessário. As reuniões continuarão ativas ao longo do ano e, além disso, o secretário afirmou que acatará a solicitação de institucionalizar o comitê e ampliará o número de secretarias envolvidas.

Matéria publicada dia 24 às 16h53

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp