Política

Mãe Stella de Oxóssi ocupa cadeira na Academia de Letras

Imagem Mãe Stella de Oxóssi ocupa cadeira na Academia de Letras
Ialorixá foi escolhida por sua contribuição à cultura baiana através da publicação de livros  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/04/2013, às 06h47   Redação Bocão News (Twitter @bocaonews)



ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, 87 anos, foi eleita pela Academia de Letras da Bahia como sua nova integrante, na tarde de quinta-feira (25). A ialorixá foi escolhida por sua contribuição à cultura baiana através da publicação de livros que tratam sobre o candomblé e também por contribuir com a divulgação da religião em veículos de comunicação de todo o país.

A mãe de santo do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, localizado em São Gonçalo do Retiro, recebeu 22 votos dos acadêmicos para ocupar o lugar deixado pelo historiador Ubiratan Castro (1948-2013). Essa é a primeira vez que uma integrante do candomblé integra a Academia.

O vereador Edvaldo Brito (PTB) felicitou a Academia pela eleição. “Enche-me de alegria esta escolha acertada da Academia de Letras da Bahia que se engrandece com a entrada de uma personalidade marcante na história do estado. Esta mulher, minha amiga, é de um valor ímpar. O reconhecimento da instituição não poderia ter vindo em melhor hora, pois precisamos mais do que nunca valorizar nossas matrizes culturais e frear esta onda reacionária que assola o país”, declarou.
A mesma cadeira já foi ocupada pelo poeta Castro Alves, Francisco Xavier Ferreira Marques e Heitor Praguer

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp