Política

Garotinho não foi contra indicação a ministério, diz César Borges

Imagem Garotinho não foi contra indicação a ministério, diz César Borges
Ministro desconhece ação de deputado carioca contra a sua nomeação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/05/2013, às 18h15   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)



Ao longo dos últimos dias de negociações entre o Planalto e o PR quanto à indicação de César Borges para o Ministério dos Transportes, informações de fontes nacionais deram conta de que vários republicanos em Brasília não estavam contentes com a indicação. Entre eles, o mais ferrenho opositor do ex-governador da Bahia seria o deputado federal Anthony Garotinho (RJ), desejoso de outros rumos para o partido.
Apesar destas informações, o ministro disse ao Bocão News que em momento nenhum lhe foi sinalizado que garotinho tenha sido opositor de sua indicação. Ele esclareceu que o ex-governador carioca chegou a se reunir com ele em particular para debater o fato, mas que Garotinho nunca manifestou insatisfação e que inclusive o parabenizou por assumir a pasta.
“Eu falei com Garotinho e ele disse que não tinha nada daquilo. Tanto que nós tivemos logo em seguida à minha nomeação um jantar na casa dele com toda a bancada federal. Então, se houve, não foi de Anthony Garotinho. Pode ter sido um ou outro deputado que desejava ser ministro. Mas essa escolha é da presidenta Dilma. Isto partiu do partido e ele e a presidenta Dilma tiveram um entendimento em torno do meu nome. Paciência. Essas cosias acontecem”, refletiu.
As informações de dias antes da indicação davam conta de que a negociação de Dilma com César Borges se baseava unicamente na reação pessoal que a presidente tinha com o baiano e que muito do seu prestígio sequer dependia do PR nacional. Além de ter livre trânsito, o ex-governador também é grande amigo do presidente nacional do PR, Alfredo Nascimento. 
Antes de costurar o final do acordo, o lado “garotista” do PR chegou a ameaçar Brasília de romper oficialmente e apoiar o socialista Eduardo Campos, virtual presidenciável ano que vem. Porém, após o evento desta quinta (9) na churrascaria Boi Preto em Salvador, é impossível imaginar esta composição alternativa entre os republicanos. Não coincidentemente, Garotinho não estava no evento. Por outro lado, Nascimento também não o prestigiou e enviou o senador Magno Malta (ES) como seu representante oficial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp