Política

Produtores rurais recebem título de terra na Chapada

Jornal da Chapada
Trabalhador rural terá acesso ao crédito rural e à assistência técnica  |   Bnews - Divulgação Jornal da Chapada

Publicado em 13/05/2013, às 21h29   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Setenta produtores do município de Wagner, na Chapada Diamantina, receberam os seus títulos de propriedades rurais no último sábado (11), durante a 29ª Festa de Vaqueiros. A ação do governo estadual é coordenada pela Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e garante ao trabalhador rural a obtenção de licenciamento ambiental, além do acesso ao crédito rural e à assistência técnica.

O vice-governador, Otto Alencar (PSD), entregou aos produtores os documentos emitidos pelo governo do estado. Com ele participaram o prefeito Natã Garcia da Hora (PSD), e representante da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Antonivaldo Barreto Filho. “O título de propriedade de terra é muito importante para os pequenos produtores rurais, já que dá a eles a condição de cultivar sua terra com mais segurança e tranquilidade, além é claro de possibilitar o acesso dos beneficiados aos créditos disponíveis para a agricultura familiar, principalmente aqui em Wagner, onde predomina a agricultura irrigada, pela proximidade do município ao Rio Utinga”, salientou Otto.

O vice ainda comentou sobre as ações de convivência com a seca na região. “Apesar da seca que assola o estado, o rio está assegurando bem o consumo de água para humanos, animais e também para irrigação. Quero até informar que existe um estudo do Governo do Estado para a perenização do Rio Utinga, com várias ações, inclusive a recomposição de suas matas ciliares”, completa o vice-governador Alencar, prometendo agilizar junto ao CDA também a regularização fundiária urbana de Wagner.

Regularização fundiária na Chapada Diamantina

O coordenador de Agricultura de Wagner, Américo Mendes, informou que ainda existe uma grande demanda de regularização fundiária, tanto urbana quanto rural, no município. A ação do Governo do Estado na Chapada beneficiou famílias como a de Maria Milza Fernandes Fonseca (47 anos), que recebeu o título de propriedade no distrito de Cachoeirinha. “Moro há 47 anos nestas terras, dei entrada no pedido de regularização fundiária da CDA e graças a Deus e aos esforços do prefeito Natã Garcia hoje estou recebendo o registro de minha propriedade”, informa a produtora rural.

O prefeito Natã Garcia reafirmou o compromisso de auxiliar no que for possível para a regularização fundiária do município, tanto urbana quanto rural. “O nosso papel será fazer a intermediação entre os produtores rurais e o CDA. Para que estes processos sejam mais céleres, disponibilizamos a Diretoria de Agricultura, com Américo Mendes, que tem nos ajudado muito. Estamos entregando a estas famílias, que há décadas esperaram pela regularização de sua terra, a documentação definitiva, para assim terem segurança jurídica e poderem investir ou ampliar a sua produção e, por consequência melhorar a renda e a qualidade de vida”, pontua.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp