Política

Humberto Santa Cruz firma convênio durante a Bahia Farm Show

Imagem Humberto Santa Cruz firma convênio durante a Bahia Farm Show
Até 2014 a intenção da Secretaria de Meio Ambiente é cadastrar 100% das áreas cultivadas na Região Oeste  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/05/2013, às 14h15   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)




Na manhã de terça-feira (29) durante o segundo dia da Bahia Farm Show, o secretário estadual de Meio Ambiente Eugênio Spengler realizou uma palestra sobre uma questão que irá transformar a realidade ambiental do Cerrado baiano. O prefeito Humberto Santa Cruz e a secretária de Meio Ambiente, Fernanda Aguiar participaram da apresentação.

O tema foi o Cadastro Estadual Ambiental Rural (Cefir) que chamou a atenção do público da área agroambiental de várias regiões da Bahia e estados vizinhos. Estiveram presentes estudantes, professores de faculdades e universidade, profissionais de órgãos técnicos do meio ambiental e agropecuário, produtores rurais, Ong´s, consultores florestais e servidores públicos que atuam na Secretaria de Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães.

O governo estadual está investindo em ações que garantam a qualidade nos serviços prestados pelos órgãos competentes e acelere os processos ambientais em todos os municípios baianos. O secretário estadual explicou sobre o Cadastro Ambiental Rural(CAR) e a relação de funcionalidade com o Cefir na Bahia.

Segundo Spengler, para a região oeste até 2014 a intenção é cadastrar 100% das áreas cultivadas. Por enquanto o foco é concentrar cadastros em lugares que tenham o sistema de produção Agrosilvipastoril. O secretário falou que as prefeituras receberão um auxílio para realizar esses cadastros, com equipamentos de ponta para garantir a qualidade e eficiência nos serviços.

A palestra abordou a importância de o órgão municipal ter informações para auxilio nas atividades e suas funções. E explanou sobre estudos na área ambiental na região, salientando a carência de profissionais que desenvolvem pesquisas cientificas no estado da Bahia.

O prefeito Humberto Santa Cruz aproveitou a oportunidade e assinou em companhia de secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que testemunhou o convênio de cooperação técnica o entre o governo municipal e o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil.

A parceria tem o objetivo de colaborar tecnicamente com a intenção de fortalecer a conservação da biodiversidade do bioma Cerrado, através de intercâmbio de informações e transferência de conhecimento. Uma das principais ações da parceria éincentivar o cadastramento das propriedades rurais, no Cefir, para construir o mapeamento total do Município.

Este mapeamento servirá de base para o novo Código Florestal. O cadastro é um instrumento de regularização que servirá para monitorar as Áreas de Preservação Permanente – APP, Servidão Florestal e Ambiental, Florestas de Produção além das Reservas Legais. Sendo um incentivo e facilitador para a fiscalização das atividades florestais em Luís Eduardo Magalhães

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp