Política

Novo secretário prioriza combate ao tráfico e redução dos homicídios

Imagem Novo secretário prioriza combate ao tráfico e redução dos homicídios
Maurício Barbosa quer montar um projeto de segurança pública novo para alcançar esses objetivos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/01/2011, às 18h37   Luiz Fernando Lima



A mudança na chefia da Secretária de Segurança Pública (SSP) foi vista como a maior surpresa no anúncio do governador. Alvo das principais críticas durante e depois da campanha eleitoral, Wagner achou melhor substituir o comandante da pasta, César Nunes.

Na tarde desta terça-feira (18), durante a entrevista realizada após o ato de posse de alguns dos secretários da sua equipe, o governador Jaques Wagner colocou “panos quentes”.

“A busca por melhores resultados é incessante. Toda nova indicação é uma aposta, que é feita para melhorar. Tenho o maior apreço para falar diretamente da segurança pelo secretário César Nunes. Eu creio que  a chegada dele deu impulso à secretária, nós começamos um trabalho de planejamento e estamos executando. Eu não demito, nem contrato, nem nomeio secretário pelo jornal, por causa do jornal”, ressaltou.

O novo secretário, Maurício Barbosa elogiou o seu antecessor, César Nunes, afirmando que houve de fato uma mudança significativa no pensar a políticas públicas para o setor. Contudo, Barbosa prometeu fazer mais.

“O nosso grande desafio é a elaboração de um projeto de segurança pública, uma definição bem estruturada de metas, uma avaliação constante para definir o papel de todas as polícias, das nossas polícias e dos nossos servidores policiais. As duas prioridades são o combate ao narcotráfico e a redução dos índices de homicídios”, revelou.

Sobre os escândalos dos últimos dias envolvendo participação de policiais em crimes graves, como extorsão e segurança privada, o novo secretário foi taxativo. De acordo com Barbosa, este o combate a corrupção será outra prioridade de sua gestão à frente da SSP.
“Nós temos que ser implacáveis contra  a corrupção e o desvio da conduta policial. Então, se houver necessidade de criação de uma corregedoria única ligada à SSP nós vamos criar, mas a intenção é fazer com que as próprias instituições participem deste processo de reprovação e purificação institucional”, ressaltou.

Novos secretários

Os novos secretários do segundo mandato do governador Jaques Wagner assinaram o termo de posse na tarde desta terça-feira na Governadoria. Na noite de segunda-feira (17), Wagner anunciou 15 nomes, dos quais quatro são novos e um, Domingo Leonelli (PSB), volta para a Secretaria de Turismo, da qual saiu para tentar uma vaga na Câmara Federal, mas não teve sucesso.

Após o cumprimento do protocolo, o governador e os cincos secretários concederam uma entrevista coletiva. Wagner defendeu que as mudanças são apenas para cumprir com as novas perspectivas deste momento diferente. Fez questão de elogiar seus antigos secretários, mas deixou no ar que alguns não estavam atendendo às expectativas.

 “O governo é de continuação e continuidade. Os novos secretários vão procurar melhorar aquilo que a população entendeu que ia bem, portanto, continuarão com os trabalhos que já vinham sendo realizados. Nós queremos buscar uma gestão ainda mais eficiente, mas quero deixar claro que não há nenhuma avaliação negativa de nenhum secretário que deixou a pasta.

A escolha dos novos nomes passou pelas negociações político-partidárias, na qual foi preciso acomodar indicações de partidos que fizeram parte da coligação de campanha de Wagner. Neste sentido, o Partido Progressista (PP) foi o que mais saiu fortalecido.

No entanto, o governado fez questão de ressaltar que todos serão contemplados e que a escolha passa pela costura política, mas que também é fundamental que os nomes atendam aos requisitos técnicos.

Para os partidos que ainda não se sentem devidamente recompensados ainda restam nove secretarias que podem mudar de comando, pois os atuais chefes ainda não tiveram confirmação da permanência.

Fotos: Aristeu Chagas // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp