Política

Tribunais divulgam planejamento de 2015 a 2019

Publicado em 12/06/2013, às 18h12   Redação Bocão News (@bocaonews)



Tribunais de todo o país iniciam esta semana a elaboração do Planejamento Estratégico Nacional para o período de 2015 a 2019. As reuniões com todas as instâncias da Justiça brasileira serão realizadas nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de junho, no I Encontro de Trabalho para Revisão do Planejamento Estratégico, que acontece no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília (DF).

A Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (COPEG) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já vem participando das discussões dos grupos de trabalho (GTs), que durante o evento apresentarão os resultados contidos nos seus Planos de Trabalho. Na ocasião serão debatidas propostas e definidas atividades dos segmentos da Justiça. A servidora da Sessão de Estatística da COPEG, Vanêssa Assis, será enviada pelo TRE-BA para participar do debate em Brasília.

A conclusão do planejamento estratégico do Poder Judiciário está prevista para fevereiro de 2014.

Novo modelo

O plano de trabalho para revisão do Planejamento Estratégico norteará os órgãos do Poder Judiciário entre os anos de 2015 e 2019. A ideia é que planos de gestão de todas as Justiças – Eleitoral, Trabalhista, Civis, Militar, Penais e federais – possam atuar de maneira conjunta, alinhando suas estratégias e tornando os objetivos comuns em âmbito nacional.

Diferente do que acontece hoje, o objetivo é que a ampliação da discussão dos planos permita diálogo constante entre Tribunais e Conselhos, além de garantir tempo hábil para que os órgãos se adequem - inclusive no plano orçamentário - à futura proposta de gestão estratégica.

Idealizado pelo Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esse modelo estabelece uma descentralização da gestão, compartilhando responsabilidade pela governança estratégica. “Isso dá um respaldo ao planejamento e proporciona alinhamento estratégico. Todas as justiças direcionadas para o mesmo caminho”, observa Vanêssa Assis.

O TRE-BA já realizou o alinhamento estratégico com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, além dos planos específicos, o planejamento ampliará suas diretrizes em âmbito nacional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp