Política

Sargento Francisco assume PSD de Candeias à revelia de Júnior Magalhães

Imagem Sargento Francisco assume PSD de Candeias à revelia de Júnior Magalhães
Desafeto presidia sigla no município. Prefeito deixa PMDB e não corre riscos na Justiça  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/06/2013, às 10h44   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

Está agendado para a próxima segunda-feira (15), às 10h, o ato público de filiação do prefeito de Candeias, Sargento Francisco, ao PSD. Na oportunidade, o gestor assume a presidência municipal do partido que até então era comandado pelo desafeto Júnior Magalhães, ex-deputado estadual e filho da ex-prefeita Tonha Magalhães (PR), derrotada na eleição de 2012, pelo então pemedebista.

A mudança de abrigo partidário acontece depois de ser autorizado pela justiça eleitoral a sair do PMDB sem correr risco de perder o mandato. Francisco assumiu a presidência municipal do antigo partido e foi lançado candidato em 2012 sem o consentimento dos irmãos Lúcio e Geddel Vieira Lima, caciques peemedebistas que apoiaram Tonha Magalhães.

A ida para o PSD foi costurada pelo deputado federal Paulo Magalhães e pelo ex-deputado estadual Clóvis Ferraz. Entusiasmado, Francisco revela as razões que o levaram a optar pela nova sigla. “A afinidade com o vice-governador e presidente estadual Otto Alencar e pelo fato de o partido ser da base do governo”.

Diversos partidos convidaram o prefeito para engrossar as fileiras, conforme afirmou o próprio Francisco. Mas a atuação das lideranças do PSD foi determinante para a decisão.

O prefeito preferiu não adentrar no embate com Júnior Magalhães. À reportagem defendeu apenas a necessidade de oxigenar o partido no município. “O diretório entendeu que a principal liderança é o prefeito. Entendeu também que é preciso dinamizar e sair do ostracismo para ampliarmos ainda mais nossos espaços em 2016”. O PSD tem dois vereadores em Candeias.

Francisco, contudo, não explicou como foi o processo de substituição. Em janeiro deste ano o Bocão News ouviu o vice-governador Otto Alencar sobre as especulações de migração do prefeito para o PSD. Na ocasião, o presidente estadual do partido disse que, a princípio, não tinhas nenhum problema com a “ida dele para o PSD, mas ele precisa da aprovação da comissão provisória, que está sob o comando de Júnior Magalhães”, explicou.

À época, Otto declarou que não faria nenhuma intervenção no processo, “porque, se eu fizesse isso, ninguém confiaria mais em mim”, refletiu, para depois emendar, “considero Sargento Francisco um homem bom, mas não posso ir de encontro a alguém que me ajudou a construir o partido na Bahia”.

Agora é fato, Francisco será, a partir de segunda-feira, membro e presidente municipal do PSD. A forma não foi discutida, mas a decisão foi tomada.

Nota originalmente postada às 18h do dia 13

Matéria relacionada
Filiação de Francisco depende do diretório de Candeias, diz Otto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp