Política

Copa 2014: índice de transparência da Bahia é maior do que o de Salvador

Publicado em 18/06/2013, às 13h51   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)



A apuração dos indicadores de transparência dos governos dos Estados que receberão os jogos da Copa 2014 mostra um nível, em geral, ruim. Porém, melhor do que a avaliação feita das prefeituras. A Bahia foi classficada no nível "médio" de transparência, atingindo 47,77 pontos, numa escala de 0 a 100. Já a capital, obteve apenas 14,46 pontos na mesma escala.

Dos onze estados analisados, dois foram classificados com nível muito baixo (menos de 20 pontos numa escala de zero a 100) e quatro ficaram com nível baixo (entre 21 e 40 pontos), de acordo com o apurado pela ferramenta desenvolvida pelo Instituto Ethos para medir a disponibilidade dos dados públicos e o funcionamento dos canais de participação da população nos investimentos dos governos necessários para a realização do Mundial de Futebol.

O Ceará obteve a melhor nota, com 65,22 pontos, e atingiu um nível “alto” de transparência, seguido de perto por Pernambuco, que teve 63,38. Outros três Estados tiveram classificação de transparência nível “médio”: Bahia (47,77), Minas Gerais (56,2) e Paraná (42,15).
Na avaliação das prefeituras, lançada em novembro de 2012, somente duas cidades ficaram com nível médio: Porto Alegre (48,87) e Belo Horizonte (48,44). As outras dez foram classificadas com nível “muito baixo”, todas fazendo menos de 19 pontos.
Índice de Transparência
O Distrito Federal foi avaliado juntamente com as cidades-sede, razão pela qual não aparece nesta comparação. No levantamento municipal, o DF pontuou 14,29, menos do que qualquer Estado desta avaliação, sendo classificado com nível “muito baixo”.
Os indicadores de transparência municipais e estaduais podem ser encontrados no site do projeto Jogos Limpos, no endereço www.jogoslimpos.org.br/transparencias.
Os indicadores também foram apresentados e debatidos com os gestores municipais e estaduais que participam da Câmara Nacional de Transparência da Copa do Mundo, criada pelo governo federal.
Indicadores de Transparência - tabela I
Indicadores de Transparência - tabela II

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp